O Juventude chegou ao sexto jogo na temporada 2021 em um espaço de 22 dias. Contra o Grêmio, na quinta-feira (25), será a sétima vez que entrará em campo. Aliado a esse desgaste característico das partidas também existem os deslocamentos. O time alviverde é sempre visitante, pois com a troca do gramado do Estádio Alfredo Jaconi, o Verdão está atuando em outras cidades. Já mandou jogo em Flores da Cunha, Novo Hamburgo e agora irá atuar em Bento Gonçalves.
Em meio aos jogos do Gauchão, o time alviverde fez uma viagem longa ao interior de Alagoas para enfrentar o Murici na Copa do Brasil. Com tantas viagens e jogos em um curto espaço de tempo, o técnico Marquinhos Santos utilizou uma expressão muito comentada por Vanderlei Luxemburgo, um dos maiores vencedores do futebol brasileiro: o pijama-training. Assim, o treinador alviverde valoriza o descanso dos seus comandados.
— É uma preocupação que temos. Não estamos jogando no Estádio Alfredo Jaconi. Isso dificulta. Nós temos mais alguns meses, 60 dias, jogando fora de casa. Isso interfere. Não é só porque não temos o torcedor. A influência é na atmosfera em jogar no seu estádio e reconhecer o seu gramado. Nós temos um agravante que todo jogo em casa, nós temos que fazer deslocamentos, mesmo que sejam cidades próximas. O cansaço físico e mental. Temos que recuperar esses atletas o mais rápido possível com uma boa alimentação, praticamente um "pijama training" para quem vem jogando e ajustar dentro da análise de vídeo para enfrentar um grande adversário — comentou o técnico Marquinhos Santos.
O "pijama training" nada mais é do que valorizar o descanso dos atletas com um bom sono, alimentação correta e recuperação física. Os treinamentos são mais leves, e as informações táticas e teóricas são valorizadas e passadas para os jogadores como forma de minimizar o tempo menor de treinos.
— Não é fácil disputar uma Copa do Brasil no outro lado do Brasil, ter deslocamento de ônibus e depois avião e ter um jogo desgastante e um campo pesado. Os atletas estão de parabéns. Nós estamos praticamente jogando só fora de casa. O deslocamento gera desgaste e cansaço mental. O time vem crescendo no momento certo — finalizou o treinador.