Foram somente dois jogos, uma amostra bem pequena, mas a comparação com a campanha no Gauchão do ano passado vem à memória do torcedor grená. O Caxias venceu as duas primeiras partidas contra São José-PoA e Aimoré, superando inclusive o começo da temporada passada quando somou quatro pontos em seis. Mesmo assim, o técnico Rafael Lacerda garante que não há euforia pelo bom início:
— Nós temos que pensar jogo a jogo. No ano passado foi assim no grande campeonato gaúcho que a gente fez. Eu sou muito tranquilo quanto a isso. Se tem euforia, é fora daqui. A nossa diretoria é consciente, a nossa comissão e atletas somos muito fechados. Sabemos que não podemos empolgar. Não tem empolgação e euforia.
O Caxias derrotou o Aimoré, que começou a rodada como líder e com 100% de aproveitamento. Para o treinador grená, essa vitória aumenta a confiança para a sequência do Campeonato Gaúcho e da temporada:
— Fundamental, importante. Nós traz confiança e mostra que o trabalho está sendo bem executado. Mérito total dos atletas, porque sem o entendimento deles e sem comprar a ideia, nada acontece. A gente mostra para eles e eles fazem como a gente pede. É um campeonato acirrado. Dos quatro jogos hoje, três times que jogaram em casa perderam. Só o Caxias venceu em casa. Isso mostra o equilíbrio da competição. Nós começamos devagar e tomamos um gol estranho, a bola desviou. Depois tomamos conta da partida.
Após as duas vitórias no começo do Gauchão, o Caxias tem quatro gols marcados. Todos tem participação do lateral-direito Ivan. No jogo contra o São José-PoA, ele deu assistência para Jhon Cley. Dessa vez, ele marcou os três gols. Rafael Lacerda comentou sobre o Caxias não ser dependente do lateral:
— O Ivan tem muita qualidade e não adianta só isso. Precisa ter muito trabalho e o Ivan trabalha muito. Isso é mérito do trabalho dele. É muita versatilidade, chute forte, colocado, pênalti. Que bom que ele está no Caxias e é nosso lateral. Que bom que o Ivan está aqui e tem a qualidade de fazer os gols de bola parada e dar assistência. O Caxias já fez muito gol sem a participação do Ivan. Eu fico feliz que ele está aqui. Quando se tem um jogador dessa qualidade, eu vou aproveitar. A gente trabalha para marcar em outras situações também.