O Recreio da Juventude começou 2021 com o anúncio do novo treinador da equipe de competição de natação, uma das mais tradicionais modalidades do clube e que reúne 81 atletas nas diversas categorias. E é um nome de peso: Régis Mencia, que já trabalhou como head coach do campeão olímpico Cesar Cielo.
Mencia tem 43 anos, sendo 26 de experiência e dedicados à natação. O professor é graduado em Educação Física pela Universidade Camilo Castelo Branco, de São Paulo, e pós-graduado pela Universidade Gama Filho, do Rio de Janeiro. O treinador apresenta várias qualificações e entre elas estão o desenvolvimento de estudos sobre métodos da iniciação até a alta performance na Natação Competitiva.
— Eu me junto ao Recreio da Juventude com a missão de transformar a realidade desta comunidade por meio do esporte — disse o novo técnico.
A natação é uma das mais tradicionais modalidades esportivas do Recreio da Juventude. A equipe do clube reúne 81 atletas, nas categorias Mirim, Petiz, Infantil, Juvenil e Júnior, além da Máster, que tem comissão técnica própria
O histórico de conquistas do técnico apresenta duas medalhas de bronze no Short Course World Championship 2018 CHN e quatro medalhas no Troféu José Finkel 2018, todas com o campeão olímpico Cesar Cielo. Além disso, tem no currículo o Campeonato Brasileiro Juvenil de 2017 e o bicampeonato Paulista Juvenil de 2017, conquistados pela equipe do Esporte Clube Pinheiros
Mencia é o criador da metodologia técnica da Cesar Cielo Swim Clinic, programa de treinamento do campeão olímpico, apresentado para as equipes de natação do clube em março do ano passado. O profissional também é membro do Conselho Técnico da Federação Aquática Paulista (FAP) desde 2008.
Natação do Recreio
Além das equipes de competição, o Recreio da Juventude possui escolinhas de base que possuem cerca de mil alunos, de zero a oito anos, que treinam nas quatro piscinas do clube, de 8, 18, 25 e 50 metros. A partir delas, os atletas são selecionados para as pré-equipes e, posteriormente, passam a integrar os grupos que disputam as competições.
Para os treinamentos e preparação, as equipes de competição têm a disposição um dos mais modernos centros aquáticos do Brasil. O Complexo Aquático Sede Guarany conta com uma piscina olímpica coberta, ecologicamente pensada, com tratamento de ozônio e ambientada termicamente, apta a sediar competições estaduais e nacionais.
São 10 raias de 50 metros, nas quais é possível atender até 10 nadadores em cada uma. Também existe a possibilidade de instalação de 20 raias no sentido de 25 metros, nas quais podem nadar até quatro esportistas em cada. A piscina é equipada com 20 blocos de partida, para recolhimento de raias, além de sistema de cronometragem eletrônico da marca Colorado, utilizado atualmente em competições mundiais e Jogos Olímpicos; adquirido por meio da parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes.