Pela terceira rodada consecutiva, o Juventude perdeu dois pontos nos últimos minutos de jogo. Desta vez, diante do lanterna Oeste. A equipe da Serra — que saiu perdendo logo aos três minutos de jogo, mas conseguiu a virada aos 37 da segunda etapa, em golaço de Matheuzinho — ficou no empate com o time paulista em 2 a 2. O jogo desta terça-feira (8), no Alfredo Jaconi, foi válido pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.
Com o resultado, o time alviverde permanece momentaneamente na quinta posição da tabela. O Juventude soma 43 pontos, de 81 disputados, com 53,1% de aproveitamento. Na próxima rodada, a equipe da Serra enfrenta o Confiança. A partida está marcada para o sábado (12), às 19h, no Estádio Batistão, em Aracaju.
Dois gols de pênalti
O técnico Pintado promoveu apenas uma troca em relação ao time que empatou com a Chapecoense, no último sábado. O atacante Capixaba, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, deu lugar ao meia Neto entre os titulares.
Logo no primeiro minuto, o Oeste tentou abrir o placar, em chute de Léo Ceará. No entanto, a equipe paulista parou na grande defesa do goleiro Marcelo Carné. Na sequência, aos dois, o Juventude não teve a mesma sorte. A bola tocou no braço de Nery Bareiro, dentro da área, e a arbitragem assinalou penalidade máxima. O atacante Fábio cobrou e converteu: 1 a 0.
Enfrentando o lanterna da Série B, o Juventude não conseguia se impor e, tampouco, chegar com perigo à área do adversário. A primeira finalização veio apenas aos 17. Em cobrança de escanteio de Igor, Wellington cabeceou em direção ao gol, mas a bola desviou na defesa do Oeste. A partir de então, a equipe de Caxias do Sul começou a mostrar-se um pouco mais ofensiva na partida.
Aos 21, o time do técnico Pintado chegou, mais uma vez, próximo do gol. Matheuzinho recebeu, na entrada da área, e chutou em direção à meta, buscando o ângulo. No entanto, a bola foi para fora. Dois minutos depois, o Ju teve a chance do empate, novamente com Matheuzinho. O meia-atacante recebeu de Renato Cajá, na grande área, e finalizou para grande defesa do goleiro Caíque França.
Nos minutos finais, o jogo começou a esquentar. Aos 37, o Juventude teve falta a seu favor na intermediária. O camisa 10 Renato Cajá cobrou com força e mandou mandou a bola no travessão do Oeste.
Depois, aos 40, foi a vez dos paulistas terem a chance de ampliar o placar. Primeiro, Bruno Lopes chutou, da linha da grande área, para defesa de Marcelo Carné. No rebote, Pedrinho mandou no travessão. Na sequência, a bola sobrou para Fábio que, em posição de impedimento, cabeceou e parou novamente em defesa do goleiro alviverde. O árbitro não sinalizou a irregularidade e mandou o jogo seguir.
No minuto seguinte, aos 42, foi a vez do Juventude. Matheuzinho recebeu lançamento e ficou outra vez frente à frente com o goleiro Caíque. No entanto, na finalização, o atleta do Juventude jogou em cima do defensor adversário, desperdiçando mais uma chance de igualar o placar.
No último minuto da primeira etapa, o Juventude conseguiu empatar o jogo. Em cobrança de escanteio do alviverde, Bruno Lopes tocou com a mão na bola dentro da área e a arbitragem assinalou pênalti para o Ju. O volante João Paulo cobrou no canto esquerdo do goleiro Caíque França e deixou tudo igual: 1 a 1.
Empate no último minuto
Logo aos três da segunda etapa, na entrada da área, Igor fez jogada individual e finalizou em direção ao gol. A bola passou muito próxima da meta adversária, mas foi para fora.
O Oeste tentou o gol com Vitão, aos oito. Em cobrança de escanteio, o capitão do time paulista subiu mais alto do que os defensores alviverdes e cabeceou para o gol. Porém, a finalização não teve direção.
O Juventude respondeu aos 10. Depois de cruzamento de Igor para a área, a defesa do Oeste afastou e a bola sobrou para Matheuzinho. O meia alviverde finalizou, mas parou em grande defesa do goleiro Caíque.
Na sequência, João Paulo quase fez o segundo dele e do Juventude em duas oportunidades. Aos 13, em cobrança de falta na ponta esquerda, o volante mandou direto para o gol, mas parou no goleiro do Oeste. Depois, aos 19, novamente em cobrança de falta próxima à área, o volante mandou muito próximo do gol, mas a bola saiu rente à trave.
O Oeste respondeu em três oportunidades. Aos 22, após saída de bola errada do goleiro Marcelo Carné, o atacante Fábio ficou com a bola e chutou forte para fora. Aos 28, quem teve a chance foi Pedrinho. O atacante do time paulista finalizou de fora da área, mas a bola foi, novamente, para fora. Depois, aos 35, Bruno Alves tentou de longe e Carné espalmou para escanteio.
Na sequência, se fez a valer a regra máxima do futebol: quem não faz, leva. Matheuzinho, que tinha perdido diversas chances anteriormente, fez o dele aos 37. Da intermediária, o meia chutou para o gol com efeito, sem chances para o goleiro Caíque França: 2 a 1 para o Ju.
A vitória parecia garantida, mas após uma sequência de faltas no campo de defesa, o time de Pintado foi punido por sua incompetência. Rafael Silva dominou errado e teve de fazer a falta na intermediária. No último minuto de jogo, pela terceira rodada consecutiva, o Juventude sofreu o gol do empate. Após o lançamento para a área, a zaga afastou parcialmente e, no rebote, com liberdade, Pedrinho chutou de fora da área e igualou o placar no Estádio Alfredo Jaconi: 2 a 2.
Ficha técnica
Campeonato Brasileiro da Série B - 27ª rodada
Juventude 2x2 Oeste
Local: Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul
Data: 08/12/2020
Juventude
Marcelo Carné; Igor, Wellington, Nery Bareiro (Emerson, 30/2º) e Eltinho (Hélder, intervalo); João Paulo (Tarta, 23/2º), Bochecha; Neto (Rafael Silva, intervalo), Renato Cajá (Roberto, 16/2º) e Matheuzinho; Rafael Grampola. Técnico: Pintado.
Oeste
Caíque França; Matheus Rocha, Vitão, Luanderson, Caetano; Caio, Lídio (De Paula, 40/2º), Léo Ceará (Ramon, 27/2º); Bruno Lopes (Bruno Alves, 17/2º), Pedrinho e Fábio (Yuri, 27/2º). Técnico: Roberto Cavalo.
Gol: Fábio, aos três minutos, João Paulo, aos 48, do primeiro tempo; Matheuzinho, aos 37, Pedrinho, aos 48, do segundo tempo.
Árbitro: Jonathan Antero Silva, auxiliado por Márcia Bezerra Lopes Caetano e Adenilson de Souza Barros. O trio é de Rondônia.
Cartões amarelos: Eltinho, João Paulo, Renato Cajá, Tarta, Rafael Silva (J); Pedrinho, Vitão, Caio (O)