Os empates do Juventude contra Botafogo-SP, na quarta-feira (2), e Chapecoense, no sábado (5) — ambos sofrendo a igualdade após os 40 minutos do segundo tempo —, significaram uma mudança importante na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro da Série B. Os quatro pontos perdidos na reta final dos confrontos representaram a saída da equipe alviverde da zona de classificação à elite, caindo para o quinto lugar.
Após o empate no Estádio Alfredo Jaconi, o Juventude precisava de resultados negativos de Sampaio Corrêa e Cuiabá, que jogaram após o duelo entre o Papo e a Chape. Porém, em nenhuma das duas situações, os jogos foram favoráveis ao Ju.
No Maranhão, o Sampaio goleou o CRB por 3 a 0, com gols de Roney, Eloir e Diego Tavares. A equipe de São Luís retomou o terceiro lugar na classificação, com 44 pontos. Depois, foi a vez do Cuiabá, também em casa, vencer o Botafogo-SP, por 2 a 0, com dois gols de Elton. O time do Mato Grosso assumiu a quarta colocação, com 43 pontos.
O Juventude, que no tempo em que estava vencendo a Chape chegou a assumir temporariamente a vice-liderança, acabou caindo para o quinto lugar, com 42 pontos. Das últimas 10 rodadas, esse é apenas a terceira rodada em que o Papo fica fora do G-4, onde estava há quatro partidas consecutivamente.
Na terça-feira (8), os comandados do técnico Pintado encaram o Oeste, às 16h, no Estádio Alfredo Jaconi, pela 27ª rodada da Série B.