A derrota do domingo (13), para o São Paulo, pode ter representado a mudança de espírito que o KTO/Caxias do Sul Basquete precisava para acordar definitivamente na temporada 2020/2021 do Novo Basquete Brasil (NBB). Não que os 20 pontos de vantagem para o tricolor paulista tenham sido bons, mas a atitude da equipe gaúcha no segundo tempo da partida mostrou que há, sim, possibilidade de evolução.
Nesta terça-feira (15), novamente o time do técnico Rodrigo Barbosa terá um dos favoritos ao título pela frente. Às 17h, no Ginásio Henrique Villaboim, em São Paulo, o confronto será contra o Sesi Franca, que vem de derrota para o Brasília. Depois de cair contra a equipe da capital paulista, uma recuperação diante do time do interior pode ser significativa para a retomada do Caxias .
Do duelo contra o time do Morumbi, o segundo tempo foi das melhores marcas da equipe caxiense neste NBB. Os 30 pontos feitos no terceiro quarto foi a melhor marca em um período na temporada, enquanto os 28 do quarto final foi a segunda.
Além disso, a confiança do time de Barbosa cresceu no segundo tempo. Enquanto nos dois primeiros quartos o time acertou apenas uma cesta de três pontos, nos 20 minutos finais esse números cresceu para oito, ajudando a diminuir a diferença que beirou os 30 pontos ao intervalo.
Alguns jogadores começaram a render próximo do esperado, como Pedro Teruel, que fez oito pontos no terceiro período. O argentino Nico Ferreyra manteve a média de atuação consistente, assim como Túlio da Silva. Ao lado de Pedro Mendonça, cada vez crescendo mais nas estatísticas, a reação, ainda que tardia, mostrou poder de luta da equipe.
Contra o Franca, um novo revés não chegaria a ser surpresa, visto o favoritismo da equipe comandada por Helinho Garcia. Porém, se demonstrar o poder de indignação da segunda metade do domingo, pode acreditar em uma segunda vitória na competição, justamente diante de um dos postulantes ao título.