O KTO/Caxias do Sul Basquete não conseguiu fazer frente ao forte time do São Paulo e sofreu a sua oitava derrota no NBB. Diante de um dos favoritos ao título, a equipe caxiense deixou o placar deslanchar na primeira etapa, até cresceu de produção após o intervalo, mas ao final levou 109 a 89, no Poliesportivo H. Villaboim, ginásio do Pinheiros, em São Paulo.
O décimo compromisso na competição - o Caxias bateu o Brasília na estreia - será nesta terça-feira (15), contra o tradicional Franca, às 17h, no mesmo local.
Neste domingo, o São Paulo praticamente resolveu a partida no quarto inicial. Com atuação coletiva consistente, forte marcação e grande aproveitamento nos chutes de longa distância, a equipe tricolor aplicou impiedosos 32 a 13. Ao Caxias, com muitas dificuldades defensivas, especialmente pela ausência do pivô Shilton, restou encontrar formas de amenizar o prejuízo e não ver o placar disparar ainda mais.
No segundo quarto, o domínio se manteve, com grandes atuações de Lucas Mariano, Shamell e Georginho, mas a diferença cresceu de forma mais tímida, com vitória paulista por 27 a 18 e o placar marcando 59 a 31 no intervalo.
A volta do vestiário foi de um Caxias mais agressivo e assertivo no ataque. Túlio da Silva e Nico Ferreyra conduziram uma tentativa de recuperação e, com isso, a equipe de Rodrigo Barbosa conseguiu anotar 30 pontos na parcial, vencendo o terceiro quarto e reduzindo a distância no placar para 82 a 61.
Na última parcial, o equilíbrio nas ações se manteve e a vantagem paulista foi, de certa forma, controlada. Na troca de pontos e sem que as defesas fossem tão apertadas, o São Paulo fechou a partida com 109 a 89.
Georginho chegou a um triplo-duplo, com 20 pontos, 10 rebotes e 10 assistências. Lucas Mariano também marcou 20 pontos e Jefferson anotou 18. O cestinha da partida foi Túlio da Silva, do Caxias, que marcou 23. Nico, com 17, Pedro Teruel e Antonio, com 15, foram outros destaques.