O Juventude ainda não venceu na Copa do Brasil 2020, é verdade. Mas, depois do confronto desta quarta-feira (26), o torcedor alviverde não está preocupado com essa informação. O Papo foi até Natal e, nos pênaltis, eliminou o América-RN, garantindo a passagem para a quarta fase da competição.
No tempo normal, o 1 a 1 foi o quarto empate alviverde no torneio, enquanto nas cobranças alternadas, Luís Carlos fez uma defesa e os cinco batedores alviverdes, todos vindos do banco de reservas, garantiram o 5 a 3. Agora, a expectativa é pelo sorteio que definirá o próximo adversário da equipe do técnico Pintado.
Leia mais
Técnico do Juventude admite que há pressão pela parte financeira por avançar na Copa do Brasil
Recuperado da covid-19 e liberado pela CBF, Carné viaja para Natal
O time da casa foi quem começou dominante das ações. Aos cinco minutos, Zé Eduardo recebeu na intermediária ofensiva, girou na marcação e arriscou. A bola passou à direita do gol defendido por Luís Carlos.
A primeira chegada do Juventude só veio aos 14, quando Renato Cajá cobrou escanteio fechado e obrigou o goleiro Ewerton a se esticar e ceder novo tiro de canto para a equipe alviverde.
Ainda assim, eram os mandantes quem mostravam mais impeto no primeiro tempo. Aos 25, Zé Eduardo aparou cruzamento de Everton e cabeceou a bola na trave direita do Ju, no lance de maior perigo do América-RN no primeiro tempo. No minuto seguinte, Wallace Rato recebeu na direita e tentou surpreender Luís Carlos, que conseguiu segurar o chute cruzado do volante do Mecão.
Aos 36, a primeira finalização com maior risco do Juventude. Dalberto recebeu a bola em profundidade, ajeitou para a esquerda e chutou com força, mas Ewerton segurou em dois tempos.
E não demorou muito para o Juventude trocar a pressão que sofria para uma vantagem no placar. Aos 38, João Paulo cobrou falta para o meio da área e o zagueiro Wellington desviou de cabeça. A bola bateu no travessão de Ewerton, mas sobrou para o outro defensor alviverde. Odivan, que pela primeira vez no ano começou como titular, cabeceou livre para o fundo do gol: 1 a 0 para o Papo.
Logo no primeiro minuto do segundo tempo, a dupla de zaga do Juventude, decisiva no gol alviverde, quase entregou. Os dois defensores se atrapalharam na saída e Zé Eduardo arriscou, raspando a trave direita de Luís Carlos.
No minuto a seguir, foi o Ju quem assustou. Renato Cajá cobrou falta e Gabriel Bispo apareceu livre na segunda trave. O volante alviverde, porém, não conseguiu direcionar o cabeceio e a bola foi para fora.
Aos 13 minutos, após o Juventude desperdiçar um bom lance de ataque, o América chegou com força. A jogada que buscava Zé Eduardo, foi interceptada por Luís Carlos, que precisou sair da meta. Na sobra, da intermediária, Lelê tentou encobrir todo sistema defensivo alviverde, mas a bola saiu pela linha de fundo.
A supremacia do América-RN virou igualdade no marcador, mas de uma maneira bem inusitada, aos 19. Após bola cruzada para área, Hélder foi dividir com o Augusto, mas acabou chutando no peito de Zé Eduardo. O atacante ajeitou e empurrou para o fundo do gol. O atleta do time potiguar estava em condição de impedimento, mas como o passe veio do lateral alviverde, o gol foi validado: 1 a 1.
A virada do time da casa só não veio aos 26 por conta de Luís Carlos. Éverton Silva avançou pela direita e chutou cruzado. O goleiro alviverde deu um tapinha que evitou o gol e ainda tirou Augusto da jogada. Aos 34, Romarinho cruzou da esquerda e Wallace Pernambucano deu um tijolaço de cabeça. Novamente o camisa 1 alviverde salvou, espalmando para a linha de fundo.
Aos 46, após cruzamento da direita, Wellington cabeceou e a bola explodiu no travessão, na última tentativa antes do término do tempo regulamentar. A decisão da classificação, assim como na fase anterior para Juventude e América-RN, foi para os pênaltis.
Pênaltis
Na primeira cobrança alviverde, Marciel mandou no canto direito de Ewerton, abrindo a série com gol. Wallace Pernambucano cobrou no mesmo canto, Luís Carlos ainda tocou na bola, mas não evitou o empate.
A segunda batida alviverde foi de Breno, que repetiu o lado das cobranças anteriores, deslocou o goleiro do América-RN e fez o 2 a 1. Dione repetiu o canto e igualou tudo novamente.
Capixaba abriu a terceira série, repetindo o canto direito baixo do goleiro como destino do chute. Ewerton tocou na bola, mas a vantagem alviverde se concretizou em 3 a 2. Anderson Paraíba, no primeiro chute do lado esquerdo de Luís Carlos, fez o 3 a 3.
Na quarta série, Gabriel Novaes deslocou novamente Ewerton, na sexta cobrança no lado direito, e fez o dele. Renan Luís, no chute do América-RN, arriscou no meio. Luís Carlos ficou parado e fez a defesa.
Na última cobrança, Samuel Santos bateu no canto direito do goleiro, fez o 5 a 3 e garantiu a classificação alviverde para a quarta fase da Copa do Brasil
Ficha técnica
Copa do Brasil - Terceira fase - Jogo de volta
Arena das Dunas - Natal-RN - 26/8/2020
América-RN 1x1 Juventude, nos pênaltis, 3x5
Gols: Odivan (J), aos 38min do primeiro tempo, Zé Eduardo (A), aos 19min, no segundo tempo. Pênaltis: Wallace Pernambucano, Dione e Anderson Paraíba (A), Marciel, Breno, Capixaba, Gabriel Novaes e Samuel Santos (J)
América-RN: Ewerton, Éverton Silva, Edimar, Alisson Brand e Renan Luís; Felipe Guedes, Wallace Rato (Anderson Paraíba, 35/2°), Cesar Sampaio (Romarinho, int.) e Lelê (Dione, 24/2°); Augusto (Thiaguinho, 29/2°)e Zé Eduardo (Wallace Pernambucano, 24/2°). Técnico: Roberto Fernandes
Juventude: Luís Carlos, Luís Ricardo, Wellington, Odivan e Hélder; João Paulo (Samuel Santos, 3/2°), Gabriel Bispo, Gustavo Bochecha (Capixaba, 38/2°) e Renato Cajá (Gabriel Novaes, 38/2°); Dalberto (Marciel, 27/2°) e Rafael Silva (Breno, 27/2°).
Arbitragem: Héber Roberto Lopes, auxiliado por Eder Alexandre e Johnny Barros de Oliveira (trio de Santa Catarina)
Amarelos: Renato Cajá, Pintado (J) Romarinho (A)