Antes de o prefeito Sebastião Melo anunciar quem cuidará do cofre da prefeitura no segundo mandato, o secretário da Fazenda, Rodrigo Fantinel, se despediu de sua equipe. Na tarde desta segunda-feira (30), Fantinel encaminhou carta aos servidores da Fazenda e a alguns secretários e amigos informando que seu ciclo está se encerrando.
Na carta, o secretário destaca os avanços obtidos em sua gestão, como os quatro anos de superávit e o recorde de investimentos em 2022 e 2023. “Os resultados de 2024 ainda não temos, mas seguimos em situação de equilíbrio, mesmo considerando toda a dificuldade desse ano”, escreveu.
Com a sensação de dever cumprido, Fantinel ressaltou que desde 2022 a Secretaria Municipal da Fazenda é nota A em confiança das informações contábeis, o que permite que “todos possamos dormir tranquilos em relação aos números divulgados”. Pela primeira vez na história, Porto Alegre é nota A+ na capacidade de pagamento divulgada anualmente pelo Tesouro Nacional.
Confira a íntegra da carta de despedida:
"Prezados,
Hoje foi meu último dia conduzindo a SMF de Porto Alegre, encerro esse ciclo.
Em 4 anos, fechamos 2021, 2022 e 2023 com superávits, batemos o recorde histórico de investimentos da cidade em 2022 e em 2023. Os resultados de 2024 ainda não temos, mas seguimos em uma situação de equilíbrio, mesmo considerando toda a dificuldade desse ano.
Desde 2022, somos nota A em confiança das informações contábeis, o que permite que todos possamos dormir tranquilos em relação aos números divulgados. Pela primeira vez na história Porto Alegre é nota “A+” na Capacidade de Pagamento divulgada anualmente pelo Tesouro Nacional.
Reduzimos, estrategicamente, a carga tributária de inúmeros setores (mais de 60) e, em todos os anos, tivemos crescimento real de arrecadação. Criamos a equipe de Qualidade do Gasto na SMF e cortamos consideravelmente despesas desnecessárias (somente passando o “pente fino” nas contas erradas de energia elétrica a economia já ultrapassa os R$ 8 milhões em 2024).
Todos os dias optamos por inovar (todos os nossos serviços já são digitais) e o foco foi a criação de programas inéditos (Creative para Inovação, Mediação Tributária, Compliance Tributário). Fizemos dois RECUPERAPOA (pandemia e enchente), mais de R$ 600 milhões recuperados que reergueram a nossa cidade em dois momentos de extrema dificuldade.
Na minha visão, a principal mudança foi o desenvolvimento da cultura de escutar nossos empreendedores e, em conjunto, construir soluções. Viramos referência no Brasil, somos considerados a SMF mais moderna e inovadora do país - um modelo premiado e já seguido por muitos outros municípios do RS e do Brasil.
A Fazenda não existe mais para arrecadar, hoje ela existe para ajudar Porto Alegre a se desenvolver, esse é o nosso papel.
Muito me honra ter conduzido nossa SMF nesse período, agradeço a todos os parceiros e a todos os colegas da Fazenda que compreenderam que estamos ali diariamente para entregar o que as pessoas querem e precisam.
Muito obrigado e podem contar sempre comigo!
Abraço, Fantinel"