O Serra Gaúcha Rugby Clube está sem treinos presenciais desde o mês de março. No entanto, o time continua a adaptação da nova realidade e seguindo as regras sanitárias. No financeiro, o clube mantém suas atividades com o apoio dos atletas e de patrocinadores. Na parte física, os treinamentos são realizados de forma online. Mesmo com toda a situação delicada, o clube não deixa de sonhar e pensar em projetos futuros.
- É uma grande responsabilidade. Principalmente por tudo que os presidentes anteriores fizeram e me entregaram. Espero poder entregar um clube ainda melhor estruturado para a futura gestão - disse o presidente do Serra, Mauricio Paraboni, que está no time desde o ano de 2014.
Paraboni ainda lembra que é difícil traçar um paralelo muito longo de como será o futuro da modalidade dentro da cidade e do país, mas, destaca a importância da dedicação dos envolvidos no clube:
- O rúgbi como um todo ainda depende muito de auxílios governamentais, o que torna tudo muito incerto com as mudanças a cada dois anos. Mas se depender da dedicação das pessoas envolvidas, a grande maioria de voluntários, e olhando para evolução dos últimos anos, é de se acreditar que estaremos mais fortes e com maior destaque na cidade nos próximos anos. Estamos na elite do esporte nacional e temos um modelo de gestão que é exemplo.
Outra pessoa envolvida diariamente nas atividades do Serra é Joilson Castagna dos Santos, diretor e representante dos atletas. Joilson é um dos responsáveis pelo canal de comunicação entre diretoria, treinadores e jogadores. Ele faz uma avaliação positiva com base na modalidade dentro do Brasil:
- Em âmbito nacional acredito que está se investindo um pouco mais, em cinco anos creio que não haverá um avanço muito significativo. Mas, em 10, acredito que o Brasil já estará incomodando na Copa do Mundo.
O Serra Gaúcha Rubby está cumprindo todas as medidas de distanciamento controlado. Com isso, todos os treinamentos seguem de forma remota, sem nenhuma atividade de forma presencial. O Campeonato Brasileiro masculino de rúgbi XV, que aconteceria entre os meses de abril e outubro, foi cancelado neste ano.