A Comissão Temporária Especial pela Defesa da Bicicleta como Meio de Transporte e Atividade Esportiva encerrou nesta terça-feira (7) suas atividades na Câmara Municipal de Vereadores de Caxias do Sul com a protocolação de um relatório final.
Leia também
Intervalo: Para o bem dos clubes do Interior, é preciso um posicionamento mais claro do governador
Em um ano de atividades, o grupo realizou ações como as reuniões ordinárias para tratar do tema, campanhas de conscientização do uso de equipamentos de segurança para ciclistas, que utilizam a bicicleta como ferramenta de trabalho, além da distribuição de materiais informativos aos motoristas sobre a relação com a bicicleta no trânsito.
Entre as preposições dispostas, a comissão fez ao poder executivo uma indicação para a implantação de bicicletários e paraciclos em praças, parques e escolas, além da criação de vagas para bicicletas em estacionamentos privativos. Os vereadores da comissão também indicaram para o Plano Diretor emenda referente ao cicloturismo.
Segundo a vereadora Tatiane Frizzo (PSDB), presidente da comissão, os trabalhos realizados pelo grupo teve papel importante para a realidade dos ciclistas de Caxias do Sul.
— A Comissão da Bicicleta cumpriu seu papel de discussão e fomento ao tema. Por meio da Comissão, propusemos projetos de lei, fizemos encaminhamentos ao Executivo, e cobramos ações práticas da Prefeitura. Durante as reuniões da Comissão da Bicicleta, um grupo de ciclistas e simpatizantes decidiram fundar uma associação para que a cidade possa ter uma entidade representativa, que faça esse diálogo entre o poder público e o cidadão. Estou feliz por presidir e por contribuir com esse tema tão importante para a cidade — afirmou Tatiane, se referindo à União dos Ciclistas Caxienses (UNICCA), criada neste período.
Além da presidente, participaram da comissão os vereadores Velocino Uez (PTB) e Alberto Meneguzzi (PSB).