A decisão do primeiro turno do Campeonato Gaúcho – Taça Coronel Ewaldo Poeta – será no Estádio Centenário. O palco do confronto, na Serra Gaúcha, irá receber a final entre Caxias e Grêmio no próximo sábado, às 16h30min. Quem vencer, estará automaticamente garantido na definição do título estadual.
Leia Mais
"Creio que vai ser um jogo diferente", diz lateral do Caxias sobre decisão contra o Grêmio
Para conseguir esse objetivo, o time grená tem boas recordações e números recentes positivos contra a equipe principal do clube porto-alegrense em casa. Nos últimos 15 anos, foram 11 partidas entre os times no Centenário. O retrospecto é pró-Caxias, que venceu cinco, empatou três e perdeu três. Ao todo, marcou 22 gols e sofreu 16.
Nos encontros entre grenás e tricolores, de 2005 para cá, inúmeros personagens participaram dessa trajetória de números positivos para o Caxias. Um deles, em especial, teve participação em duas temporadas distintas. Trata-se do lateral-direito Thiago Machado, que jogou no clube em 2007 e 2017. Nesses dois anos, o Caxias enfrentou o Grêmio e venceu – 3 a 0 e 2 a 1, respectivamente.
– São duas alegrias na minha vida. Depois de 10 anos, voltei. Recebi a chance do professor Luiz Carlos Winck, em 2017. Fizemos um grande campeonato. Quando enfrentamos o Grêmio, me veio todo um filme na cabeça. Se puxar meu histórico, eu tenho mais vitórias contra Grêmio e Inter e posso falar para todos que o Caxias não é “filho” da dupla Gre-Nal – disse o jogador.
Além da vitória emblemática e marcante, outro fato ficará na memória eterna de Thiago Machado. O lateral-direito participou de dois gols e converteu um pênalti (Foto). Um jogo que jamais será esquecido pelo jogador, contra um adversário sempre complicado:
– O gol, eu não sei nem explicar. Nesse dia, eu estava iluminado, solto e feliz. Eu estava na marca do pênalti, fiquei mais de dez segundos esperando e ouvindo o Saja (goleiro) pulando e dizendo que eu ia errar. Graças a Deus, consegui fazer. Quando acabou o jogo, o telefone não parava de tocar. Todo jogador é visado num jogo desses. Fui escolhido o melhor em campo, com passe para dois gols e fiz um de pênalti. Esse jogo marcou muito na minha vida.
Thiago Machado chegou à semifinal do Campeonato Gaúcho daquele ano com o Caxias e dez anos depois retornou ao clube. O time comandado por Luiz Carlos Winck fez um grande Estadual, derrotando o Grêmio no Centenário, vencendo três clássicos Ca-Ju e chegando ao título do Interior. A vitória contra os tricolores foi por 2 a 1, em casa, no início da competição.
– Tenho uma lembrança muito boa. Sabíamos da importância do jogo, porque valia muito para nós. Muitos jogadores conseguiram se empregar depois daquela partida. O foco e a concentração durante a semana foram importantes para enfrentar um gigante. Conseguimos ser efetivos e fazer aquilo que planejamos – relembra Thiago.