O Juventude entra em campo na noite desta segunda-feira (19) para buscar a sua oitava vitória no Campeonato Brasileiro da Série C. Porém, diante do Volta Redonda, a partir das 20h, a equipe alviverde poderá conquistar a vaga nas quartas de final com qualquer empate no Estádio Raulino de Oliveira, no interior carioca. Um ponto coloca o Papo pelo menos entre os quatro primeiros do grupo B.
— Jogamos por dois resultados. Por vitória ou por empate. Porém, a experiência no futebol traz que quando se vai para empatar, acaba vindo com a derrota. E quando se vai em busca da vitória, o empate é consequência. Então, o Juventude não pode ser diferente, não podemos mudar a mentalidade e o pensamento de tentar a vitória em todos os jogos — afirmou o técnico alviverde Marquinhos Santos.
Além de segurar um adversário direto na briga pelo G-4 e de colocar o Juventude na próxima fase da competição, uma vitória sobre o Voltaço também trará ao Papo a garantia de que o jogo do acesso será no Alfredo Jaconi. Por isso, os cuidados para alcançar o objetivo no Rio de Janeiro e não trazer emoção para a última rodada foram tomados durante a semana de trabalhos.
— É um jogo difícil, onde o Volta Redonda joga pela vitória apenas para se manter e seguir lutando pela classificação. Nós temos que ser inteligentes, uma equipe equilibrada, bem postada e que saiba, estrategicamente, fazer uma partida um pouco diferente daquilo que temos feito. Mas sem perder o conceito que implementamos no Juventude — admitiu Marquinhos.
Para os jogadores, a ideia do que fazer diante do Tricolor de Aço já está bem planejada. Cientes de que esse confronto vale muito, os atletas alviverdes vão com concentração total para Volta Redonda.
— É a partida que pode definir nossa classificação antecipada. É um jogo contra uma equipe qualificada, eles nos colocaram bastante dificuldades no primeiro turno. É um estilo parecido com o do Tombense, que joga e deixa jogar. Mas estudamos bastante para neutralizar os pontos fortes — afirmou o zagueiro Sidimar, que acredita que o poder do Juventude pode aparecer nas brechas dadas pelo rival:
— Dentro de casa, o Volta Redonda tende a nos pressionar mais, nos atacar mais. Mas eles sabem que se deixar desguarnecido lá atrás, podemos fazer o gol em um contra-ataque ou numa bola parada. Creio que será um jogo bem equilibrado.
É pela vitória que o Juventude entra em campo, mas um ponto bastará para que a classificação chegue. E para alcançar o objetivo Marquinhos conta com o detalhe correto na hora certa.
— Hoje, estamos conseguindo chegar em um nível importante de preparação. Praticamente todos à disposição, então vai aumentando a competitividade e o leque de opções para que você possa montar estratégias em função do adversário e no momento principal da competição — concluiu o comandante alviverde.
Leia também
Evento reúne mais de 750 jovens católicos em Caxias do Sul
"Bacurau", exibido no Festival de Cinema de Gramado, é violento, visceral e político