O Clube Esportivo Bento Gonçalves completa seus 100 anos com os olhos bem atentos ao futuro. No momento em que comemora o retorno à elite do futebol gaúcho, a entidade vibra também com a retomada da sintonia entre o clube e a cidade.
— É um clube centenário, mas totalmente saudável. A cidade voltou a respirar e abraçar o clube, tomou pelo sentimento de carinho que tem por essa história, que se confunde muito com a do município — diz o presidente alviazul Anderson Zanella.
Para pensar no Esportivo do futuro, foi preciso ter uma mudança na postura de gerir o clube. Após o rebaixamento para a Divisão de Acesso, as condições para a sequência da entidade precisaram ser repensadas.
— Quando assumimos há quatro anos, tínhamos um desafio. Nos reinventarmos e nos descobrirmos dentro da Divisão de Acesso. Passamos a tratar o clube como uma empresa, para daí sim fazer sua gestão financeira e de estrutura — afirma Zanella.
Leia mais
Tradição de família: torcedores do Esportivo que renovam a história do clube de Bento
Futuro nas arquibancadas: a torcida que moverá os próximos 100 anos do Esportivo
Da Montanha à Seleção Brasileira: quem passou pelo Esportivo e vestiu a amarelinha
Ídolos e recordistas: os atletas que mais atuaram pelo Esportivo nos 100 anos do clube
100 anos do Esportivo: as principais conquistas e a década de ouro
100 anos do Esportivo: a história e os grandes feitos do clube de Bento Gonçalves
O ponto alto deste novo processo veio com o acesso ao Gauchão. Foi a confirmação de um trabalho que mexeu com Bento.
— O planejamento deu certo com esse envolvimento comunitário. O clube tem um presidente porque o estatuto obriga, mas é um trabalho construído por muitas mãos. Diretoria, conselho deliberativo, poder público municipal, há o envolvimento do CIC, da ExpoBento e da Fenavinho. Um trabalho que retornou com esse resultado, tanto interno, quanto externo — comemora o presidente.
Bento Gonçalves voltou a viver o Esportivo. E o clube começa a dar o retorno pela mobilização criada no entorno. O pensamento para os próximos 100 anos começa forte.
Um estádio para Bento Gonçalves
Um marco importante para o crescimento do vínculo entre o Esportivo e a comunidade de Bento Gonçalves será lançado no dia 9 de outubro. A Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro São João será inaugurada em um espaço abaixo da arquibancada do Estádio da Montanha dos Vinhedos.
Além disso, neste mesmo dia, será feito o lançamento oficial do campo suplementar, onde serão realizados os treinos da equipe principal e das categorias de base alviazuis. Outra novidade será a conclusão das melhorias no Complexo Esportivo da Montanha dos Vinhedos, onde serão disponibilizados espaços de lazer para que a comunidade possa realizar atividades físicas.
Foco no planejamento
Para que esses projetos sigam acontecendo e que o resultado de campo continue aparecendo, o Esportivo trabalha com atenção extrema no planejamento.
— O segredo é gastar o orçamento que se tem, não mais do que se arrecada. Fazer gestão propriamente dita — afirma Zanella, prevendo uma evolução no futuro alviazul:
— O planejamento é crescer. Nos mantermos na elite e buscar em 2020 uma vaga no cenário nacional dentro do próprio Gauchão para dar sequência nesse processo, que é fazer com que o clube tenha futebol o ano inteiro, não só no Estadual.