Fora da caixa
Assim como fez na escolha de boa parte do atual grupo, a direção do Juventude optou por sair da lista comum dos últimos anos e apostou em uma cara nova. Marquinhos Santos é um técnico jovem e que tem em seu currículo trabalhos muito bons e algumas decepções.
Foi ele, por exemplo, que levou o Fortaleza até a decisão do acesso contra o Juventude em 2016. Só que saiu antes dos jogos diante do alviverde.
O principal é dar tempo de trabalho e, principalmente, reforçar o grupo de jogadores. Não adianta achar que o novo treinador fará milagre ou apenas utilizará a base. O elenco tem carências e precisará ser encorpado para a Série C e Copa do Brasil.
Reforço
O primeiro reforço já está no Jaconi e deve ser anunciado em breve. O meia colombiano Jonathan Álvarez, 31 anos, defendeu o Sport Huancayo, do Peru, em 2018. Passou ainda por Once Caldas, América de Cali e Júnior Barranquilla.
Reformulação
Pelo menos outros três nomes devem chegar até a Série C. E, com isso, alguns atletas podem ser liberados. Dos reforços contratados para 2019, vários se lesionaram e outros tantos não decolaram. Até aqui, só Marcelo Carné, Genílson e Eltinho deram resposta minimamente satisfatória. Além disso, segue o drama ofensivo do ano passado, sem um camisa 10 ou centroavante confiável.