Como toda e qualquer primeira aula, seja universidade, escola ou algum esporte, a timidez é intrínseca. Não foi diferente sábado, quando 18 meninas faziam o primeiro treino de futebol feminino da Apafut/UCS.
Ainda sem sorrisos soltos, justificado por quem se conheceu ali na hora, todas têm a paixão pelo esporte e pela bola rolando como interesse em comum. Foram 90 minutos ainda tímidos, sem muita comunicação, mas que são um pontapé inicial para algo que pode ser maior: resgatar a modalidade em Caxias do Sul, com categoria de base e time adulto.
Nos primeiros toques na bola, já foi possível ver que de futebol as meninas entendem. A maioria vinda do futsal, visto pela condução de bola. Poucas conduziam com a parte externa do pé, preferiam pisar na bola. Até porque, futebol de campo ainda não tem uma cultura estabelecida como o masculino. Há campeonatos como o Municipal, que possui equipes formadas, mas nenhum dos dois tradicionais clubes de futebol da cidade possuem escolinhas ou equipes. Nesse mote, a Apafut surge para tentar modificar o cenário atual em Caxias.
– O futebol feminino cresceu bastante e numa pesquisa percebemos que tem bastante equipes com horários de futsal ou futebol 7. Vimos que daqui a pouco montando uma escola organizada, com atividades dirigidas e treinamentos planejados poderia dar um retorno maior – ressalta o coordenador técnico da Apafut, Jeferson Borges.
Só que a inspiração também veio dentro de casa, pode-se dizer assim. Há dois anos, Laysa Rios, 14 anos, treina nas escolinhas do clube – e segundo os professores, treina de igual para igual com os meninos. Só que no sábado, Laysa teve a primeira chance de treinar com meninas.
– Estou acostumada a jogar com os guris. É mais rápido e tem mais força também – destacou a menina.
Aos poucos, o futebol feminino começa a se reorganizar. Caxias do Sul, que já levantou três Campeonatos Gaúchos com o Juventude – o clube fechou o departamento em 2008 –, tenta se reerguer num momento de crescente da modalidade.
Competições, apenas no ano que vem
A aula inaugural foi no sábado, mas as escolinhas começam mesmo a partir do dia 2 de setembro. Aí serão aulas todos os sábados à tarde, no campo da Vila Olímpica, nos ginásios e na academia que a Apafut tem junto à estrutura na UCS. A ideia inicial é a formação de três equipes: sub-15, sub-17 e adulto.
– Nesse primeiro momento, queremos só essa questão de treinamentos e também buscar alguns amistosos. Não queremos acelerar o processo, participar de uma competição e ter uma frustração de não buscar os objetivos. Vamos fazer um plano bem organizado, montar bem as equipes e depois sim dar um passo de ver uma competição de nível de grupo que teremos – destaca Jeferson Borges.
No primeiro treino, foram 18 meninas, mas a tendência é que as turmas cresçam a partir do dia 2 de setembro.