Com uma atuação ineficiente no segundo, o Caxias do Sul Basquete/Banrisul foi derrotado pelo Minas, fora de casa, por 83 a 63, na noite desta terça-feira. O duelo em Belo Horizonte marcou a estreia das duas equipes no NBB 9 e foi marcado pelo equilíbrio nos três primeiros períodos. No último, prevaleceu o domínio dos mandantes.
O destaque da equipe caxiense foi o ala/pivô Arthur, que anotou um duplo-duplo: 17 pontos e 11 rebotes. Rafael Stabile, com 14 pontos, e Vinícius, com 12, vieram na sequência. O Caxias volta a jogar na quinta-feira, às 20h, contra o Brasília, no Ginásio da Asceb, no Distrito Federal.
Na primeira parcial, o jogo do Minas prevaleceu e os donos da casa conseguiram abrir vantagem no placar especialmente pelos bons desempenhos de Rodgers e Maynard. No placar, 21 a 14. O cenário não se alterou no início do segundo quarto e os mineiros chegaram a abrir 12 de vantagem. Porém, com a entrada do pivô Marcão e maior eficiência ofensiva, o Caxias Basquete encontrou o melhor ritmo e com 10 pontos seguidos nos minutos finais diminuiu para apenas dois a diferença: 37 a 35.
Na volta do intervalo, a equipe do técnico Rodrigo Barbosa manteve a postura agressiva e o duelo seguiu com o placar apertado até a reta final do período. Com dois ataques concluídos, o Minas abriu 57 a 50.
Com a vantagem no placar, o time da casa soube controlar o jogo e aproveitar os erros do Caxias Basquete. Com apenas nove atletas à disposição, a equipe caxiense não conseguiu reagir e viu o rival fechar o jogo com 20 pontos de vantagem.