O Caxias do Sul Basquete/Banrisul volta à quadra na noite desta quinta-feira para o segundo duelo pelo NBB 9. Novamente fora de casa, a equipe do técnico Rodrigo Barbosa enfrenta o Brasília, às 20h, e retorna ao palco onde atuou nas oitavas de final da última edição, no Ginásio da Asceb, no Distrito Federal.
Após ser derrotado pelo Minas na estreia por 83 a 63, na terça-feira, em Belo Horizonte, o Caxias deve ter um confronto ainda mais complicado. Um dos favoritos ao título e semifinalista no NBB 8, o Brasília fará sua primeira partida na competição e tem uma equipe experiente e que ganhou reforços para a temporada. Um deles é o ala Alex, que defendeu o time caxiense na edição passada. Os outros são os pivôs Lucas Mariano e Fab Melo.
Somam-se a eles os experientes Guilherme Giovannonni e Fúlvio e o jovem Deryk, remanescentes da última temporada. Na última semana, o Brasília disputou a fase classificatória da Liga Sul-Americana, mas acabou eliminado.
Já do lado do Caxias Basquete, a expectativa é de que o time possa contar com o armador Carioca, 23 anos, anunciado como reforço no início desta semana. Ele se apresentou ao grupo em Belo Horizonte e, mesmo que não tenha o melhor entrosamento, ficará como alternativa para durante o confronto, já que Rodrigo Barbosa pôde contar com apenas nove atletas na estreia.
Os armadores Fred e Gabriel, lesionados, ficaram em Caxias do Sul e só devem ter condições de atuar contra o Mogi, no próximo dia 17, no primeiro duelo da equipe no Ginásio Vascão, diante do torcedor.