Eles aparecem a cada Olimpíada, especialmente nos esportes individuais. São os atletas que não se contentam em levar uma só medalha para casa e saem dos Jogos com uma coleção. No Rio de Janeiro, cinco atletas têm a perspectiva de fechar o evento com presença em vários pódios.
Só na natação, são três: Cameron McEvoy, Michael Phelps e Katie Ledecky. McEvoy, que já foi personagem de um dos pitacos dessa coluna, é um jovem australiano que se credenciou a papa-medalha na seletiva australiana. Aos 22 anos, pode trazer até seis medalhas: nos 50m, 100m e 200m livre e nos revezamentos 4x100m livre, 4x200m livre e 4x100m medley.
Leia mais
FOTOS: Parque Olímpico da Barra está 99% concluído, diz prefeitura do Rio
Comissão técnica olímpica terá representantes da dupla Gre-Nal
Phelps garante vaga nos 200m borboleta dos Jogos do Rio
Phelps chegou a se aposentar durante o ciclo, foi preso por dirigir sob a influência de álcool, passou um período em uma clínia de reabilitação, mas voltou. E voltou forte. Na quarta-feira, garantiu seu lugar na equipe olímpica americana pela quinta vez na carreira. Atleta com mais medalhas na história das Olimpíadas, com 22, tende a brigar por mais pódios no Rio.
Sua compatriota, Katie Ledecky, também não deve ficar com "apenas" uma medalha no pescoço. Campeã olímpica dos 800m livre em Londres, quando tinha só 15 anos, deve brigar por pelo menos quatro pódios. Em Kazan, no último Mundial, foi campeã em cinco provas: 200m, 400m, 800m, 1500m e o revezamento 4x200m livre.
Das piscinas para as pistas, Usain Bolt é o candidato a brilhar no atletismo. Nas últimas duas edições dos Jogos, o jamaicano de 29 anos levou medalhas de ouro nos 100m, 200m e revezamento 4x100m. Tem, portanto, seis medalhas na coleção, que deve aumentar no Rio. Será uma surpresa se não voltar para Kingston com mais três medalhas na bagagem.
A lista dos papa-medalhas se encerra com a ginasta que promete ser a sensação dos Jogos: Simone Biles. De acordo com previsões da Graceland, uma empresa de análise de dados que faz projeções para a Olimpíada, a americana de 19 anos conquistará quatro ouros e uma prata no Rio.
* ZH Esportes