O Caxias do Sul Basquete/Banrisul vai encarar o Brasília na primeira etapa dos playoffs do NBB 8. A vaga, inédita para um estreante, foi conquistada após vitória sobre o Pinheiros por 79 a 72, na noite desta quarta-feira no Ginásio Vascão.
Foi a nona vitória caxiense na competição. O ala Guto foi o cestinha da equipe com 19 pontos e Alex contribuiu com 16. Com o resultado, o time fechou a primeira fase na 11ª colocação e irá enfrentar o adversário do Distrito Federal, sexto na etapa classificatória.
Confira a galeria de fotos da partida que classificou o time caxiense
Na 30ª partida na elite, o Caxias iniciou em ritmo e acelerado e abriu seis pontos de vantagem no início do jogo. Aos poucos, o time paulista equilibrou as ações e os ataques dos dois times levaram a melhor contra as defesas. Com bom desempenho coletivo, a equipe da casa fechou a parcial na frente: 22 a 20.
No início do segundo período, o estilo de jogo caxiense, com marcação mais agressiva e velocidade na transição, prevaleceu nos quatro primeiros minutos. Com isso, o time do técnico Rodrigo Barbosa assumiu a dianteira do placar.
Os jogadores que saíram do banco mantiveram o bom ritmo da equipe, que tinha o ala Guto como grande destaque. Inspirado nos chutes de longa distância, ele acertou cinco de três e anotou 19 pontos antes do intervalo. Com a confiança em alta o Caxias controlou as ações e foi para o vestiário vencendo por 44 a 33.
O grande desafio do Caxias era manter o equilíbrio e evitar os altos e baixos de jogos anteriores. No início do terceiro quarto, o time não conseguiu repetir o aproveitamento ofensivo da primeira parte do jogo, mas continuou marcando de forma eficiente.
Aos poucos, o baixo rendimento no ataque passou a comprometer a defesa e o Pinheiros baixou a diferença para quatro pontos. Após um pedido de tempo, o time caxiense se reencontrou e, mesmo em desvantagem no quarto, foi para os 10 minutos decisivos na frente do placar: 55 a 49.
No último quarto, a história de outras partidas se repetiu e com uma sequência de erros o Caxias cedeu o empate ao Pinheiros. A retomada só ocorreu após os retornos de Rafael e Marcão. A defesa melhorou e quem apareceu foi Alex. Confiante tanto nas infiltrações como nos chutes longos, o camisa 10 acertou três ataques seguidos e incendiou o ginásio.
O Pinheiros tentou responder com duas cestas de três, mas o Caxias não perdeu mais a dianteira. Após um toco sensacional de Marcão, o time manteve a tranquilidade, soube controlar as posses de bola e ainda segurou a pressão final dos paulistas para garantir a vitória e a vaga inédita.