O secretário de Turismo do Rio Grande do Sul, Ronaldo Santini, foi o convidado desta segunda-feira (16) da reunião-almoço (RA) da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), abrindo a Semana Municipal do Turismo. Com a palestra “Turismo regional: perspectivas para Caxias do Sul e integração com a Serra Gaúcha”, falou sobre como o maior município da região pode crescer no setor.
Inicialmente, Santini apresentou um retrospecto dos últimos anos em Caxias. Dados do Observatório do Turismo do RS apontam que, entre 2018 e 2022, 828 empresas foram abertas ligadas ao setor na cidade, com maior destaque para o ramo da gastronomia. Segundo o levantamento, em 2022, a cidade recebeu 1,4 milhão de turistas únicos, que permaneceram em média de dois a três dias na cidade.
O maior número de visitantes, conforme Santini, é do próprio Rio Grande do Sul, seguido por Santa Catarina e Paraná, e, na grande maioria das vezes, opta por fazer a viagem até Caxias via terrestre. Para fazer com que o visitante permaneça cada vez mais na cidade, o secretário acredita que alguns fatores são fundamentais, como se integrar com outros destinos da região, e até mesmo do Litoral Norte. Além disso, diz ser necessário promover os atrativos entre os moradores. Santini entende que bons lugares para se visitar começam com a característica de serem bons lugares para se viver.
— Se não temos confiança, se não temos convicção daquilo que podemos oferecer, tendemos de forma cômoda a direcionar esse turista para outro destino. Como a região é muito rica em diversidade, muito rica em opção, talvez a gente precise fazer de forma mais intensa o dever de casa. Ter na ponta da língua aquilo que tem de programação para o primeiro até o sétimo dia para que ele resolva ficar aqui na cidade de Caxias — diz.
Para Santini, Caxias tem raízes históricas que podem ser exploradas para fortalecer o turismo, como o tradicionalismo gaúcho. A cidade tem o maior número de CTGs no Rio Grande do Sul, com 70, e outros e 21 piquetes. Para ele, há como se beneficiar ainda mais do segmento, que movimenta R$ 4,4 bilhões por ano no RS, conforme pesquisa do governo do Estado. O enoturismo, a farta gastronomia e o artesanato são outros pontos a serem explorados.
O secretário defende que o turismo industrial, de saúde e o esportivo podem ser fundamentais para consolidar Caxias do Sul no mapa turístico do RS:
— Caxias tem muita opção, precisa tratar isso de forma comercialmente mais intensa, sem precisar disputar mercado com qualquer outro destino.
Melhorar as rotas e aeroportos
No pronunciamento de abertura da RA, o presidente da CIC Caxias, Celestino Oscar Loro, enfatizou o papel fundamental do Aeroporto Hugo Cantergiani durante a enchente e neste momento de retomada do Estado.
— O aeroporto comprovou que não é um equipamento apenas para Caxias e para a Serra, mas para todo Estado, desempenhando um verdadeiro papel humanitário. Uma vez que emprego, renda e oportunidade têm na vida das pessoas um papel humanitário, pois é sua própria sobrevivência que está em jogo, a falta de um aeroporto mais uma vez causou prejuízos milionários à economia gaúcha como um todo e ao trade turístico em particular — comenta Loro.
Dados do governo gaúcho apontam que, de janeiro a julho de 2024, Caxias recebeu mais de 97 mil passageiros por via aérea, um crescimento de 13% em relação ao mesmo período de 2023. Grande parte dessa alta está ligada ao fechamento do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, que deve reabrir em outubro.
— Os aeroportos regionais tiveram um papel de extrema importância para tudo, não somente para o turismo, mas para chegada de medicamentos, destinação de tratamentos, para muitos pacientes que talvez estivessem precisando naquele momento. Efetivamente percebemos que precisamos diversificar, ampliar ainda mais o nosso leque de opções, potencializar os voos regionais, potencializar os aeroportos regionais, e ter uma segunda opção de um aeroporto de grande porte, para escoamento da nossa produção — acrescenta Santini.
Santini reiterou que ações estão sendo feitas também para a manutenção de rodovias na região. A Rota do Sol (RS-453), importante via para chegada de visitantes de Santa Catarina, por exemplo, deve receber investimentos de melhoria em breve. O titular do turismo disse que já há conversas com o secretário estadual de Logística e Transportes, Juvir Costella. Ele também reiterou melhorias nas ligações entre Cambará do Sul e São José dos Ausentes.
Avançar no Turismo
O governo do Estado, nos últimos anos, repassou R$ 3.499.339,36 a Caxias do Sul por meio do programa Avançar no Turismo. Esse valor está sendo utilizado na revitalização da antiga Estação Ferroviária, no bairro São Pelegrino.
Além desta obra, a prefeitura está buscando aportes no Avançar, para a revitalização da Avenida Rio Branco, no bairro de Ana Rech, e para o prédio do antigo Círculo Operário, em Galópolis.
Promoção do RS como destino
Ao final da RA, o secretário Santini comunicou que na próxima quarta-feira (18) será lançada, nas palavras dele, a "maior campanha de promoção do destino Rio Grande do Sul da história". Diz que se trata de uma ação para mostrar ao mundo que o Estado está pronto para receber os visitantes.
De acordo com Santini, se trata de uma união entre o poder público com agentes de viagem e operadores de turismo para que eles possam ter um catálogo completo com as opções que o Estado tem a oferecer.
— O mundo estendeu a mão para todos nós, o Brasil enviou donativos para cá, e gostaria de saber como nós estamos, e queremos que eles recebam a mensagem que estamos prontos não só para receber, mas também para "tche" abraçar, "tche" acolher e "tche acolher" por tudo que fizeram por nós — finaliza o secretário.
Semana do Turismo
A programação da Semana Municipal do Turismo em Caxias do Sul se iniciou nesta segunda-feira e segue até o dia 23. Tradicionalmente a ação é realizada em setembro, em alusão ao Dia Mundial do Turismo, que é comemorado no dia 27 do mês.
Confira a programação completa:
Terça-feira (17)
- 15h: Workshop Curta Caxias no Blue Tree Towers (Rua Pinheiro Machado, 2867, São Pelegrino).
- 18h: Filó de encerramento.
Quarta-feira (18)
- 15h30min: sanção da lei que declara Ana Rech Patrona da Hotelaria em Caxias do Sul, na Samar (Rua Padre Gerônimo Rossi, 155, Ana Rech).
Quinta-feira (19)
- Mapa Tradicionalista no Parque da Festa da Uva.
Sexta-feira (20)
- 14h: desfile Festejos Farroupilhas, na Rua Sinimbu.
Sábado (21)
- Lançamento Clic Fotográfico.
Segunda-feira (21)
- 12h: RA CIC - Churrascaria Imperador. Tema: Histórias Inspiradoras.
- 16h: Embaixadores do Turismo 2024/2025 na Colônia Klering (Loreto Segunda Légua, Caxias do Sul).