Três semanas depois de o Piratini desmentir a informação da coluna de que o secretário Ronaldo Santini assumiria o Turismo para dar lugar a Vilson Covatti na Secretaria de Desenvolvimento Rural, o governador Eduardo Leite confirmou a troca nesta quarta-feira (14). Pelas redes sociais, Leite lembrou que Santini já comandou o Turismo na gestão passada.
O Turismo estava há mais de um ano sob comando do secretário adjunto Luiz Fernando Rodriguez. Ele assumiu a pasta quando o titular, Vilson Covatti, se exonerou para tentar a indicação como desembargador do Tribunal de Justiça Militar. O processo demorou mais do que previsto e Covatti seguiu afastado. Por fim, fez a inscrição mas foi barrado pela Ordem dos Advogados do Brasil, a quem cabia a indicação da lista sêxtupla.
A troca deveria ter ocorrido no final de julho, mas acabou sendo retardada porque o governo não queria misturar a mudança no secretariado com a votação do projeto de alteração de carreiras do funcionalismo. O projeto acabou sendo votado no final do recesso parlamentar. Depois, o chefe da Casa Civil, Artur Lemos, entrou em licença para acompanhar a esposa Danielle, que estava em tratamento médico e acabou falecendo. No afastamento de Lemos, as conversas sobre mudanças na equipe ficaram congeladas.
No início de agosto o governo já havia anunciado a saída da secretária de Comunicação, Tânia Moreira, que deixou o governo para trabalhar em campanhas eleitorais e foi substituída por Caio Tomazzeli.
“O processo de transição nas duas secretarias será feito com absoluta tranquilidade e sintonia entre os novos secretários, sem afetar os projetos em andamento. Aproveito para agradecer ao secretário de Turismo em exercício, Luiz Fernando Rodriguez, pelo trabalho desempenhado à frente da pasta”, escreveu Leite em seu perfil na rede X.