Ainda não é oficial, mas pelo menos três mudanças ocorrerão no secretariado do governador Eduardo Leite nos próximos dias. A saber:
- Tânia Moreira deixa a secretaria de Comunicação para trabalhar na campanha do candidato Rodrigo Decimo (PSDB) em Santa Maria (e talvez em outra que ainda está em negociação).
- Ronaldo Santini sai da Secretaria de Desenvolvimento Rural e vai para o Turismo. A secretaria de Turismo está há mais de um ano nas mãos de um interino, Luiz Fernando Rodrigues.
- Vilson Covatti, pai do presidente estadual do PP, Covatti Filho, retorna ao secretariado. Vilson, que se licenciou do Turismo há mais de um ano para tentar uma vaga de desembargador do Tribunal de Justiça Militar, mas foi barrado pela OAB-RS, escolheu o lugar de Santini no Desenvolvimento Rural.
No troca-troca, perde a agricultura familiar, que encontrou em Santini um secretário presente e dedicado, que ampliou a participação dos pequenos produtores em feiras pelo Estado todo.
As mudanças já deveriam ter sido anunciadas, mas o governo (que não confirma as alterações) decidiu esperar pela votação dos projetos que estão na Assembleia.
O substituto de Tânia ainda não está definido. A secretária diz que se ressente de deixar de trabalhar com o governador Eduardo Leite, mas faz campanhas há 30anos e esse é um desafio que a encanta.
Contrapontos
Após a publicação desse texto, Covatti disse à coluna que não escolheu o lugar de Santini:
— Fui convidado para trabalhar na área da qual a família Covatti é originária, da agricultura familiar. Sou filho de pequenos agricultores do município de Palmitinho, trabalhei na agricultura, lavrando, plantando, na suinocultura, no leite, e estudando à noite. Se o convite vier a ser confirmado pelo governador, me sinto em condições e preparado para ajudar na reconstrução do Estado, em uma área que conheço e prezo muito, que é a agricultura.
Já o governo estadual se posicionou em nota oficial:
"O governo esclarece que a sua prioridade no momento é a reconstrução do Estado após as enchentes. As atenções da administração estão voltadas a esse tema e à votação dos projetos de reajuste salarial dos servidores da Segurança Pública e de reestruturação das carreiras, medidas fundamentais no processo de reconstrução.
O governo reitera a confiança na equipe de secretários e nos partidos que compõem a base de apoio à gestão. Não há discussões sobre mudanças no secretariado no momento e quaisquer debates a respeito seriam conduzidos em diálogo com partidos e bancadas.
A única mudança prevista é a saída da secretária de Comunicação, Tânia Moreira, que recentemente comunicou ao governador que deixará a pasta nas próximas semanas para se dedicar a campanhas eleitorais."