O jornalista Henrique Ternus colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
O governo federal vai construir 11,5 mil novas unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida destinadas às famílias atingidas pela enchente. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (17) pelo ministro das Cidades, Jader Filho, durante o 42º Congresso de Municípios do RS.
Este é o primeiro anúncio de construção de moradias após a calamidade climática que atingiu o Estado.
Na sua fala, Jader Filho resgatou ações da pasta de apoio à reconstrução do Estado. O ministro da Reconstrução, Paulo Pimenta, também participou do evento.
Serão construídas unidades em:
- Porto Alegre: 3 mil unidades
- Canoas: 3 mil unidades
- Novo Hamburgo: 1,3 mil unidades
- Eldorado do Sul: 900 unidades
- São Leopoldo: 800 unidades
- Estrela: 800 unidades
- Charqueadas: 600 unidades
- Cruzeiro do Sul: 500 unidades
- Lajeado: 300 unidades
- Santa Maria: 300 unidades
Em coletiva de imprensa após o anúncio, o ministro das Cidades afirmou que a portaria deve ser publicada nesta quinta-feira (18), possibilitando que prefeituras e empresas apresentem os projetos. A ideia é realizar a contratação das obras "o mais urgente possível", segundo Jader Filho.
— Para incentivar que essas unidades habitacionais sejam construídas no menor espaço de tempo, vai ser pago um bônus de 5% para aqueles projetos que alcançarem, vamos dizer assim, em 10 meses a sua construção — disse o ministro.
As cidades contempladas, segundo o governo federal, estão com o cadastro das famílias e necessidades finalizado. Mais municípios devem ter unidades habitacionais anunciadas em breve, a medida em que os dados de necessidades e das famílias forem informados e validados pela Defesa Civil.
— É importante que as prefeituras agilizem, o mais rápido possível, o envio das informações das famílias, para que a gente comece a liberar essas casas também para esses outros municípios que não estão nessa lista.
O custo para construção dessas unidades ou os prazos de entrega dos imóveis para as famílias não foram detalhados.