Milhares de moradores de Eldorado do Sul que alugavam imóveis em áreas alagadas na enchente de maio optaram por se mudar para o vizinho município de Guaíba. Pelos cálculos do prefeito Marcelo Maranata (PDT), a cidade ganhou pelo menos 10 mil habitantes a mais depois da enchente.
— Muita gente que alugava imóvel em Eldorado simplesmente entregou a chave e se mudou para Guaíba. Com isso, aumentou a demanda por serviços públicos, sem que a nossa receita tenha aumentado. Pelo contrário, a receita caiu — diz o prefeito.
A demanda a que o prefeito se refere é por assistência social, saúde e vagas em creches e escolas. Guaíba já era centro de referência em saúde para os moradores da sede de Eldorado, que não conta com hospital. A cidade, que se emancipou de Guaíba, tem apenas uma Unidade Básica de Saúde na sede do município e outra no Parque Eldorado.
Como as indústrias de Guaíba não foram afetadas pela enchente, Maranata acredita que conseguirá atrair empresas para uma nova área industrial que está sendo criada em terreno sem risco de alagamento. Guaíba tem também oferta maior de empregos que o município vizinho, que teve 85% da área urbana alagada.