Caxias do Sul será palco de uma iniciativa inovadora para o Estado. A partir de sexta-feira (1º), o Centro de Eventos dos Pavilhões da Festa da Uva recebe a primeira Mostra de Veículos e Mobilidade Elétrica do Rio Grande do Sul, a Eletric Move. O evento segue até domingo (3) e pretende apresentar aos visitantes qual pode ser o futuro do setor automotivo. Para atrair interessados, a feira tem desde palestras para aqueles que estão mais por dentro do assunto a ações mais lúdicas, destinadas a quem quer conhecer mais sobre o setor dos eletrificados. Inclusive, estará ocorrendo no espaço uma exposição com uma volta ao passado, apresentando um dos primeiros veículos do município.
— Na verdade, (a mostra) surge primeiro do crescimento de todo esse contexto de elétrico e sustentabilidade. Nós vimos que não tinha tido até agora no Rio Grande do Sul nenhuma feira com esse perfil, até sobre a própria sustentabilidade gerando energia para questão elétrica. Então, na verdade foi em cima de uma visão que o Estado não tinha tido nada neste sentido, e aí resolvemos fazer em Caxias do Sul — explica Edson Néspolo, um dos idealizadores e realizadores do evento ao lado de Adair Fantin.
A entrada é gratuita, mas a organização pede a contribuição de um quilo de alimento não perecível para doação ao Banco de Alimentos. Os visitantes poderão conhecer inúmeros modelos de veículos elétricos, como ônibus, caminhões, van, motos, bicicletas, trator, empilhadeiras, drones, cadeira de rodas e patinetes. Haverá a possibilidade de test drive.
Ao mesmo tempo, como explica Néspolo, a Eletric Move traz palestras técnicas que envolvem também sustentabilidade. Alguns temas são transição da combustão ao elétrico, pontos renováveis de energia e experiências, como da Marcopolo para produção do ônibus elétrico, ou da Randon.
Para participar das palestras, os interessados precisam inscrever-se. O idealizador avisa que elas estão quase lotadas:
— As palestras estão com uma boa ocupação, a gente está avaliando que cada uma vai ter mais de 200 participantes.
Da origem ao futuro
Uma das atrações da Eletric Move é uma mostra que apresenta a evolução dos carros, em parceria com a Sociedade Caxiense de Automóveis Antigos (SCAA). A exposição terá o primeiro táxi de Caxias, um Dodge Brothers de 1920. Da origem dessa linha do tempo, a apresentação chegará aos elétricos mais modernos. O mesmo será feito com bicicletas e também motos.
— Nós conseguimos uma bicicleta de 100 anos atrás, várias que tiveram ao longo desse período até chegar na elétrica. Na moto a mesma coisa. Conseguimos motos de muitos anos atrás e vamos fazer evolução até chegar na elétrica. Então tem muito espaço que é lúdico também, que vai mostrar uma evolução — descreve Néspolo.
Além disso, haverá a exposição de marcas de carros elétricos e de modelos da Marcopolo e da Randon. A feira também contempla o lançamento de um caminhão híbrido plug-in produzido pela caxiense H2 Tech. A empresa diz que é o primeiro modelo comercial da América Latina.
Impacto no bolso
A feira promete atrair adeptos ao tema e também novos consumidores, especialmente aqueles interessados pelo impacto financeiro. É o caso do empresário Everson Minetto, que encomendou o primeiro veículo elétrico dele neste ano. O modelo escolhido é o BYD Dolphin, comercializado a quase R$ 150 mil. À primeira vista, o valor pode parecer elevado para um modelo novo no mercado nacional. Mas, após experiências, uma longa pesquisa e cálculos, Minetto relata que a escolha se tornou fácil com a economia esperada, que pode partir de R$ 75 mil.
— Eu venho pensando em carro elétrico há muito tempo, venho analisando e pesquisando. Minha irmã mora na Holanda, visitamos ela e vi muitos carros elétricos lá. Nós vemos na rua os carregadores, vemos o pessoal lá viajando com carros elétricos. Então, isso começou a chamar atenção — relembra o empresário.
Minetto não esperava adquirir agora o modelo. Mas, há um ano, instalou na residência placas solares, o que fortaleceu a ideia. A energia renovável reduz a conta da luz e consequentemente possibilita um gasto menor na estrutura de recarga do veículo. Se esse ponto amadureceu a ideia, foram os cálculos do preço do veículo e de gasto com combustível que animaram o empresário.
Ao decidir com a esposa que trocariam um dos carros da família, um HB20, o casal procurou primeiro modelos à combustão. Foi quando Minetto notou que a diferença de valor do veículo buscado, um automático, era pequena em relação ao elétrico. Além de pesquisar sobre manutenção e durabilidade da bateria, o empresário projetou o que aconteceria se ele ficasse cinco anos com o Dolphin, tendo como comparação os atuais gastos do casal o antigo veículo.
A conta do empresário foi uma economia de R$ 15 mil em IPVA, hoje isento no Estado para elétricos, e R$ 60 mil em combustível, levando em conta que o casal gasta cerca de R$ 1 mil por mês em gasolina. A projeção de gasto com energia para o carro é de R$ 3 mil neste período.
— Usando cinco anos esse carro elétrico, em comparação com um carro a combustão, eu projeto uma economia de R$ 90 mil a R$ 100 mil (adicionando manutenção). Mesmo havendo uma desvalorização grande do carro, que eu não acredito, porque tem a garantia dele e da bateria, ao chegar no final de tudo isso, o carro se paga — resume.
Minetto, porém, pontua que outro motivo para comprar o veículo é o perfil da família. Além de um carro, o casal possui uma caminhonete. Assim, o elétrico será mais utilizado para a cidade e passeios na Serra. Enquanto isso, as viagens mais longas serão ainda com o veículo à combustão, por conta da falta de estrutura de recarga para eletrificados em longas distâncias.
O emplacamento de novos veículos
Conforme dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), a venda de veículos eletrificados, sejam híbridos ou elétricos, segue em alta na Serra. Até julho foram emplacados 258 novos modelos. É um crescimento de 76% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 146 foram vendidos.
O aumento segue a tendência do Estado. Neste ano, até julho, quase 2,2 mil veículos eletrificados foram emplacados, contra 1,2 mil no mesmo período do ano passado. O crescimento é de quase 75%.
Serviço
As palestras são realizadas nos dois primeiros dias de evento (confira a programação abaixo). Para os visitantes, haverá ainda o espaço kids e a praça de alimentação. A Eletric Move também abordará a energia solar. A parte superior do Centro de Eventos será toda voltada ao tema, com apresentação de como o sistema funciona e como pode ser utilizado.
- Abertura: 13h30min, no Centro de Eventos dos Pavilhões da Festa da Uva
- Funcionamento: sexta-feira (14h às 20h), sábado e domingo (10h às 20h)
- Entrada: gratuita, com sugestão de contribuição de um quilo de alimento não perecível
- Inscrição para palestras: no site
Programação
Painéis de sexta (1º)
- 13h30min: Solenidade de abertura
- 14h30min: Veículos elétricos, híbridos e células de combustível: histórico mundial, no Brasil e as perspectivas para o RS. SAE Brasil, com Ricardo Takeo Kuwabara. Painel Randoncorp: novas oportunidades de eletromobilidade e sustentabilidade para o Brasil e RS, com Carlos Eduardo Michelin Beraldo. A mediação será do jornalista Alessandro Valim, da Rádio Gaúcha Serra
- 15h30min: Marcopolo: propulsão sustentável para veículos de transporte de passageiros, com Luciano Ressner. Mediação de Zeca Martins
- 16h15min: Aliança pela inovação: a contribuição das universidades para as tecnologias de eletromobilidade, com Carlos André Bulhões Mendes (UFRGS), com o pró-reitor Eduardo Girotto (IFRS) e com o reitor Gelson Leonardo Rech (UCS). Mediação de César Panisson da TenoUCS
- 17h: Sicredi e SIM Rede de Postos: negócios conscientes, com Solon Stapassola Stahl e Neco Argenta. Mediação do Mobi Caxias
Painéis de Sábado (2)
- 13h45min: Infraestrutura de qualidade na mobilidade elétrica, com Rodrigo Leão Mianes
- 14h30min: Case Mercosul: a solução brasileira para o desafio energético, com Carlos Eduardo França
- 15h15min: Energias alternativas para a mobilidade, com Tiago Cassol
- 15h45min: Eficiência na operação: a revolução na eletrificação das frotas, com Roberto Poloni
- 16h15min: Materiais avançados e mobilidade, com Diego Piazza
- 16h45min: Drones elétricos nas aplicações de segurança, indústria e agrícola, com Ulf Bogdawa (Sindag)
- 17h15min: Indústria inteligente: onde tecnologias emergentes e os pequenos negócios se cruzam, com Fabiano Dallacorte
- 17h45min: Soluções para negócios e cidades sustentáveis, com Guilherme Sebben
- 18h: Entrando na mente de usuários e entusiastas, com Sabrina Canto, do blog Vou de Elétrico