Janeiro é um bom momento para quem deseja buscar uma oportunidade de estágio em Caxias do Sul e na região. Somente no Centro de Integração Empresa Escola do RS (CIEE-RS) são 280 vagas disponíveis para o maior município da Serra — na região, ao todo, são 437 em aberto no setor privado. Porta de entrada para o mercado de trabalho e decolagem na vida profissional de muitas pessoas, o estágio é voltado para estudantes dos ensinos Médio, Técnico e Superior, a partir dos 16 anos. A iniciativa não gera vínculo empregatício, mas há garantia de bolsa-auxílio mensal com valor determinado pela empresa concedente. E é a grande chance de mostrar serviço e conseguir a sonhada efetivação.
Para o nível superior, em Caxias, as vagas disponíveis se concentram principalmente para os estudantes de Administração, Marketing, Publicidade e Propaganda, Contábeis, Direito, bacharel em Educação Física, Pedagogia e engenharias de Produção e Mecânica. Também há ofertas disponíveis para candidatos de Ensino Médio e Técnicos em Administração.
A gerente operacional da unidade do CIEE em Caxias do Sul, Paula Cristina Novello, reitera que os primeiros meses do ano, época em que muitas pessoas estão de férias ou viajam para as cidades de origem, são uma boa oportunidade para quem deseja se candidatar a uma vaga:
— Os meses de janeiro e fevereiro são bastante favoráveis. Há uma facilidade pela redução no número de concorrentes — detalha ela, acrescentando que as vagas de estágio estão em crescimento desde o ano passado, a partir do arrefecimento da pandemia e da retomada da economia caxiense.
Já a coordenadora da agência do FGTAS/Sine de Caxias do Sul, Zenaira Hoffmann, diz que no momento não há vagas disponíveis para este público, mas que o setor de captação tem expectativa de abertura em breve. Por isso, é importante fazer o cadastro no local:
— Geralmente, quando abrem-se vagas de estágio ou de menor aprendiz, saem muito rápido. Mas é interessante que quem tem interesse em estágio ou trabalho efetivo que venha até o Sine e faça o cadastro, porque, quando as empresas precisam, podemos fazer uma busca do perfil adequado à vaga — recomenda Zenaira.
Para além dos estágios, ela lembra que frequentemente a agência caxiense disponibiliza vagas para o setor supermercadista voltadas aos jovens. Trata-se, portanto, de mais uma oportunidade deste público ingressar no mercado de trabalho:
— São vagas com carteira assinada, com todos os benefícios e, geralmente, de meio turno, porque o pessoal estuda — comenta a coordenadora.
Avaliação curricular garante melhor direcionamento
Uma pesquisa recente da Fundatec revelou que apenas 15% das vagas de estágio oferecidas por organizações foram preenchidas em 2022 no país. A justificativa para a baixa porcentagem é de que os candidatos esbarram na falta de capacitação. As empresas, conforme o levantamento, têm exigido cursos ou conhecimentos específicos mesmo para as vagas direcionadas a estudantes.
Na Serra, este cenário não é comum, conforme revela a gerente operacional da unidade do CIEE de Caxias do Sul, Paula Cristina Novello. Ela detalha que casos assim são minoria e que há uma avaliação prévia do currículo estudantil do candidato para que haja um melhor direcionamento na hora de preencher as oportunidades:
— Se a empresa precisa que o estudante tenha alguma habilidade ou algum conhecimento específico, fizemos um filtro por semestralidade para ver se o candidato cursou determinada cadeira na instituição de ensino — explica Paula, que completa:
— Toda e qualquer habilidade vai entrar como um diferencial no momento da seleção, mas não é um entrave (para o preenchimento da vaga). Até porque os estudantes estão buscando uma oportunidade para adquirir conhecimento. Essas exigências são mais para vagas efetivas. Neste sentido, estão buscando muita qualificação mesmo.
"Tem sido enriquecedor", diz estagiário da Câmara de Vereadores
O setor público também abre portas para aqueles que desejam conciliar o aprendizado em sala de aula com uma experiência profissional. É possível, por exemplo, estagiar em prefeituras, no Ministério Público, na Caixa Econômica Federal e em câmaras de vereadores. Este último local é o ambiente que acolheu a estudante de Relações Públicas do Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG) Larissa Santos da Silva, 22 anos. Há três meses, ela conseguiu ingressar na primeira experiência profissional na área em que estuda graças ao estágio na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul. Larissa está no quinto semestre da graduação e pretende se formar no fim do ano que vem.
— A faculdade dá uma teoria gigantesca, mas estar atuando é diferente, para mim está sendo maravilhoso. Já tive experiência em outras áreas, mas não era aquilo que eu queria, não "batia" comigo — analisa a jovem.
Para ela, a liberdade e a autonomia propiciadas pelos gestores têm sido os grandes diferenciais na rotina de estágio até agora:
— Eles (gestores) nos passam confiança e segurança. Não têm medo de nos colocar em um cerimonial, fazer uma campanha. Eu tenho, de fato, uma experiência de aprender, de tentar — destaca Larissa.
É na Câmara caxiense também que o estudante Luca Roth, 22, vive o Jornalismo na prática. Ele, que antes mirava na área esportiva, agora pretende se dedicar e seguir no segmento político justamente pelas suas vivências na "Casa do Povo". O universitário ingressou no estágio em abril de 2021 e se despede da vaga em breve, quando completa dois anos na função.
— O estágio me deu a oportunidade de me apaixonar pelo Jornalismo. Tem sido muito enriquecedor, porque eu também posso levar vivências daqui para a faculdade. É muito válido esse conhecimento e essa troca — comenta o rapaz, que está no sétimo semestre do curso pela Universidade de Caxias do Sul (UCS).
Além da rotina em meio a textos, fotos e vídeos, o estágio de Luca também é um momento de trocar conhecimento e ter o suporte de quem está há muitos anos na área:
— Uma das partes fundamentais do estágio é com quem trabalhamos, os profissionais que estão do nosso lado. Ter contato com estas pessoas, que têm nome e experiência, agrega muito na nossa bagagem — defende.
Quem, assim como Luca e Larissa, tem interesse de fazer estágio na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul deve ficar atento. A previsão é de que seja realizado um novo concurso para este público no fim de fevereiro. Mais detalhes serão divulgados em breve no site e nas redes sociais da casa.
ONDE BUSCAR AS OPORTUNIDADES
:: Interessados em vagas de estágio devem se cadastrar no site www.cieers.org.br. Por aqui, é possível verificar as oportunidades por área de interesse em cada cidade. Mais informações podem ser obtidas no WhatsApp (54) 98412-5326, no telefone (54) 3214-4159 ou diretamente na unidade de Caxias do Sul, localizada na Rua Pinheiro Machado, 2.609, bairro São Pelegrino.
:: Também é recomendado realizar cadastro no Sine Caxias do Sul, na Rua Bento Gonçalves, 1.901, bairro Centro. O horário de funcionamento é das 8h às 12h e das 13h às 17h.
CONFIRA DICAS IMPORTANTES
:: Na seleção, seja pontual sempre. Chegar atrasado mostra falta de comprometimento ou interesse. Mantenha seu celular desligado.
:: A apresentação pessoal conta muito na hora dos selecionadores escolherem os candidatos. Por isso, fazer a barba, manter o cabelo penteado, unhas limpas e evitar maquiagem carregada pode ajudar a conquistar a tão almejada vaga.
:: Procure saber sobre a empresa da qual você quer fazer parte. Na hora da entrevista você pode ser questionado sobre os motivos do seu interesse na organização. As informações pesquisadas serão de grande valia nesse momento.
:: Chegar muito antes do horário marcado não é indicado. Pode passar a impressão de que você está muito ansioso. Além disso, outros candidatos podem estar agendados antes de você para entrevista.
:: Na hora do processo seletivo, olhe nos olhos dos seus ouvintes, seja objetivo e utilize o português correto. Evite conversas paralelas. Respeite o próximo.
:: Uma boa estratégia é contar os resultados em estágios, trabalhos acadêmicos ou voluntários que fizeram a diferença. Intercâmbios e esportes coletivos também contam pontos. Dispense comentários negativos e informações confidenciais sobre pessoas ou empresas pelas quais passou.
Fonte: Associação Brasileira de Estágios.