Cooperação é a palavra de ordem para três iniciativas empresariais do Rio Grande do Sul, focadas em inovação, que resolveram atuar em parceria que se inicia em 2022. Consolidada em um termo assinado neste mês, a ação reúne o Instituto Hélice, Instituto Caldeira e a Aliança Empresarial Norte/RS. Com isso, são representadas três das mais importantes regiões produtivas do Estado: Serra, região Metropolitana de Porto Alegre e Norte. Ao todo, participam de forma colaborativa mais de 70 grandes empresas gaúchas.
Quando a gente anuncia uma parceria entre as três iniciativas, a gente está buscando um espaço não somente nas nossas regiões, mas no Rio Grande do Sul.
THOMAS JOB
executivo do Instituto Hélice
A primeira ação prática está marcada para o dia 28 de março de 2022. Uma missão conjunta entre os três institutos viajará para o Vale do Silício, nos Estados Unidos, além de período de imersão em outros ecossistemas, como Santa Catarina e Israel. A agenda para o ano que vem inclui ainda a previsão de capacitações dos profissionais.
— Estamos desenhando uma série de eventos e atividades, com o objetivo de promoção da inovação, que também vão ser divulgados em todos os ambientes de inovação. Então, a ideia é que a gente tenha uma base formal de troca e intercâmbio para buscar justamente sinergias que possam ser contribuídas e compartilhadas no sentido de trazer competitividade para essas organizações — comenta o diretor executivo do Instituto Caldeira, Pedro Valério.
Por sua vez, o executivo do Instituto Hélice, Thomas Job, explica que o movimento maximiza a troca de conhecimento entre as empresas, ao reduzir as barreiras de atuação geográfica de cada instituto. Como cada região tem uma vocação mais desenvolvida, outro benefício possível é o intercâmbio entre diferentes setores.
— Quando a gente anuncia uma parceria entre as três iniciativas, a gente está buscando um espaço não somente nas nossas regiões, mas no Rio Grande do Sul. Então, que haja uma troca não somente entre as empresas da Serra Gaúcha, por exemplo, mas que as empresas da Serra consigam interagir com as empresas da região Metropolitana, com universidades da região Norte, fazer parcerias com outros participantes da inovação em outras regiões.
Para ele, essa reunião permite que o Estado também possa se desenvolver e ser visto, a cada dia, como mais inovador. Outra percepção é a de que o trabalho conjunto dos institutos possa gerar e expandir movimentos voltados à inovação em outras regiões gaúchas, como o Sul, Centro e Vale do Taquari.
Tripé para atuação conjunta
A diretora executiva da Aliança Empresarial, Márcia Capellari, diz que a atuação conjunta está baseada em um tripé. Um dos pilares, conta ela, trata-se de olhar para as empresas dentro do ecossistema de inovação, levando dados do mercado para dentro dos ambientes universitários e, com isso, gerar pesquisa e desenvolvimento aplicados ao negócio. O segundo é trabalhar com pesquisa para aumentar o ato de inovar nas empresas. E, terceiro, atender pequenas e médias empresas para que se possa avaliar se elas têm possibilidade de virar startups, além de alocar novas startups que possam receber investimentos dentro do ecossistema formado pelo Hélice, Caldeira e Aliança.
— O nosso papel é conectar os problemas do mercado com pesquisa e com startups que possam gerar maior riqueza e lucratividade, além de fazer com que o Rio Grande do Sul se transforme num futuro vale de inovação, que começa pela cooperação, pela colaboração e pela troca de experiências entre as empresas. Então, a nossa base é que seja através da comunicação, da confiança, da troca de conhecimento que a gente vai promover um ambiente fértil para a inovação. Lembrando que a inovação pode ser de produtos, de processos, de pessoas e não apenas de tecnologia — frisa Márcia.
Conheça mais sobre os parceiros:
Instituto Hélice
Juntamente com instituições de ensino e poder público, articula iniciativas que fomentem e consolidem o ecossistema de inovação. Para isso, oferece processos estruturados de inovação aberta para seus associados, proporcionando conexão com novas tecnologias para melhoria operacional, experiências para transformação cultural e oportunidades para novas receitas. No total, 26 organizações estão engajadas no instituto. Mais de 250 startups já foram apresentadas às empresas. O grupo de investimentos já aportou recursos em 12 startups.
Aliança Empresarial Norte/RS
O programa Aliança Empresarial Norte/RS integra as ações do Hub de Inovação da IMED, que é uma instituição de ensino privada localizada em Passo Fundo. Lançada oficialmente em novembro de 2020, a iniciativa reúne alguns dos principais players do segmento de varejo farmacêutico e de alimentos, metalmecânico, energia, agronegócios e saúde do Sul do Brasil: BSBios, Coprel, Cotrijal, Farmácias São João, Grupo Grazziotin, Hospital Ortopédico, IMED, Metasa e Oniz Distribuidora.
Instituto Caldeira
Localizado em Porto Alegre, o Hub reúne iniciativas e parceiros ligados a Nova Economia. A instituição sem fins lucrativos conecta empresas, universidades, startups e diferentes interessados na transformação digital dos negócios e no fomento do ecossistema gaúcho. Foi fundada por 39 grandes empresas com o propósito de fazer transformações concretas e positivas no Rio Grande do Sul. Promove a inovação e conecta apaixonados pelo tema.