Criadores de animais no Estado ganharam um novo prazo para fazer a Declaração Anual para o Recadastramento de Rebanhos. O prazo, que teria se encerrado em maio, foi estendido para 31 de julho. Em Caxias do Sul, o documento deve ser atualizado, preenchido e assinado na Inspetoria Veterinária (Avenida Vindima, 1855, junto ao Parque dos Macaquinhos).
Conforme os dados de 2020, o município tem 38,4 mil bovinos, 4,8 mil equídeos e 2,6 milhões aves, além de suínos, caprinos e ovelhas. A coordenadora da Inspetoria, médica veterinária Luíza Virgínia Caon, destaca que o procedimento é anual e obrigatório.
— É muito importante deixar a declaração em dia, como se fosse um controle de estoque dos animais na propriedade. O quantitativo certo permite a implementação de políticas públicas de saúde e bem-estar animal, além de controle de doenças e outros aspectos como transporte e comercialização.
A orientação é que o produtor (ou familiar autorizado por procuração) leve uma listagem dos animais criados na propriedade, classificados por idade e finalidade. É preciso informar se houve abates, nascimentos e mortes de animais, inclusive situações de abigeato (furto de animais), com registro de Boletim de Ocorrência, além das Guias de Transporte Animal (GTA) no caso de compra e venda.