A vacinação contra a covid-19 avança para o público em geral, por faixa etária e sem comorbidades, na Serra. Dos 49 municípios que integram a 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), quatro ainda não começaram a imunizar os moradores por idade: Bom Jesus, Nova Araçá, Nova Petrópolis e Muitos Capões. O levantamento foi repassado pela 5ª CRS, responsável pela distribuição dos lotes dos imunizantes.
A coordenadora da 5ª CRS, Claudia Daniel, explica que isso ocorre porque o número de doses que chega a cada cidade é com base em estimativas e nem sempre é suficiente para que se possa avançar para outra fase:
— Esses municípios não estão vacinando por faixa etária ainda porque provavelmente não venceram as outras áreas. As cidades nem sempre recebem as quantias de doses necessárias para cada grupo porque o que nós temos é uma estimativa.
Nova Petrópolis começa vacinação por idade nesta quinta
A remessa contra a covid-10 mais recente recebida por Nova Petrópolis foi de 600 doses. Na quarta-feira (9), o município concluiu a vacinação de professores e demais trabalhadores das escolas. Deste lote sobraram 294 doses, por isso, nesta quinta-feira (10), segue a vacinação dos professores de outras instituições de ensino, de motoristas (CNH categorias C, D e E) e também inicia a imunização de pessoas de 59 anos sem comorbidades. Para estes grupos, a vacinação ocorre nos postos de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h30min às 16h.
— Começamos os da faixa etária de 59 anos sem comorbidades a partir de hoje (quinta-feira). Acredito que estamos indo bem, mas estamos esperando mais vacinas — afirma o secretário de Saúde e vice-prefeito de Nova Petrópolis, Martim Wissmann.
O município recebeu, até o momento, 7.977 doses para aplicação da primeira dose. Destas, já foram aplicadas 7.701. Outras 3.705 doses foram destinadas à segunda dose, sendo que todas já foram aplicadas.
Bom Jesus se prepara para começar a vacinar por faixa etária na próxima semana
O município de Bom Jesus recebeu até esta quinta-feira (10) 6.392 doses de vacinas contra covid-19. Destas, 3.794 vacinas já foram aplicadas para a primeira dose e 1.910 imunizantes foram destinados à aplicação da segunda dose.
A cidade está vacinando pessoas com 18 anos ou mais com comorbidades e já concluiu a vacinação dos professores e profissionais de educação, tanto na rede municipal, quanto estadual. De acordo com a secretária municipal de Saúde, Renata Camargo Zamban Paim, a cidade está montando um cronograma para começar a vacinar por faixa etária na próxima semana.
— Tivemos pessoas de 60 anos ou mais que acabaram vindo se vacinar só agora, e eles precisam ser imunizados. Isso, de certa forma, atrapalha um pouco o cronograma, mas é benéfico porque buscaram a imunização — avalia.
Ela ressalta ainda que o município está com três campanhas de vacinação em andamento: covid-19, H1N1 e febre amarela:
— Temos três campanhas ao mesmo tempo na cidade, mas estamos conseguindo avançar bem na vacinação. A adesão tem sido boa. Temos o controle e contato com as pessoas também para garantir que recebam a segunda dose da vacina.
Muitos Capões começa nesta sexta-feira a imunização por idade
O município de Muitos Capões já imunizou 35% da cidade com a primeira dose e, de acordo com a secretária de Saúde, Janaína Varaschin de Oliveira, a imunização segue com o público prioritário de 18 a 30 anos com comorbidade. Ela ressalta ainda que, assim como ocorre em Bom Jesus, há pessoas que já deveriam ter sido vacinadas, mas estão procurando o serviço somente agora.
— Estamos finalizando os moradores de 18 a 30 anos que têm comorbidades para, então, começarmos a imunizar por faixa etária. Vamos começar dos 59 aos 58 já nesta sexta-feira (11) — adianta.
A cidade já concluiu a aplicação da primeira dose da vacina contra covid-19 em todos profissionais da educação.
Nova Araçá aguarda novo lote
Em Nova Araçá, a vacinação para quem tem comorbidades já foi encerrada. A secretária de Saúde, Morgana Pessin, ressalta que, como o município é pequeno, por meio de busca ativa conseguiram aplicar a primeira dose em todos do público prioritário com comorbidades.
— Partimos agora para os caminhoneiros e, com a próxima remessa, que deve chegar na próxima semana, começaremos a vacinar por idade — espera.