Um dos setores mais atingidos pela crise do coronavírus terá um alento esta semana. O comércio especializado de chocolates está liberado para funcionamento em Caxias do Sul a partir desta segunda-feira (6). A liberação foi conquistada em uma união de esforços do Sindilojas, do CDL e do Sirecom. A solicitação das entidades foi atendida pelo prefeito Flávio Cassina após reunião nesta segunda. O funcionamento está liberando somente até sábado (11).
Também passa a ser permitido o recebimento de pagamento de valores parcelados diretamente com o lojista no período anterior a vigência da determinação de fechamento do comércio. Os lojistas podem apenas fazer o recebimento dos valores, sendo vedada a venda de novos produtos. O recebimento de pagamentos é permitido também em shoppings centers, galerias e centros comerciais.
As empresas devem seguir todas as recomendações previstas, como atuar com equipe reduzida, respeitar a distância mínima dentro das lojas, evitando a aglomeração de pessoas, fornecer álcool gel aos funcionários e clientes, entre outras medidas destacadas no decreto municipal e estadual em vigor.
Também está permitida a entrada para trabalho administrativo interno, com equipe reduzida. A permissão inclui também as lojas situadas em shoppings centers, galerias e centros comerciais.
A presidente do Sindilojas, Idalice Manchini, comemora a flexibilização e ressalta a importância de a categoria demonstrar sua capacidade de organização.
— O comércio varejista está sofrendo perdas econômicas extremamente duras, com pouco capital de giro. Neste cenário, qualquer medida de flexibilização auxilia. É importante que os lojistas cumpram todas as exigências sanitárias. Devemos demonstrar que temos responsabilidade e bom senso para que a abertura do comércio seja permitida o quanto antes — avalia.