A região das Hortênsias concentra a maior parte da programação de Páscoa da Serra, com atrações em Gramado, Canela e, pelo segundo ano consecutivo, com a Chocofest em Nova Petrópolis. A média de ocupação da rede hoteleira nestes três municípios alcança uma taxa de 95%.
De acordo com Lisa Vitória Gottschalk, gerente-executiva do Sindicato da Hotelaria, Restaurantes, Bares e Similares da Região das Hortênsias (Sinditur), o índice de ocupação está melhor do que na Páscoa do último ano, quando a média ficou em torno de 90%.
Ela acredita que a melhora do cenário econômico tenha contribuído para o incremento de visitantes, mas destaca também a diversidade de atrações da região, que vai além do chocolate artesanal produzido pelas fábricas locais. Lisa destaca também a programação religiosa como um dos principais atrativos.
Gramado, com cerca de 18 mil leitos, é a cidade com a maior procura de turistas. Canela e Nova Petrópolis vêm na sequência, com praticamente a mesma proporção de lotação.
Com menos feriados neste ano, a ocupação hoteleira também é considerada boa na região do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria da região Uva e Vinho (Segh). Conforme a diretora-executiva, Márcia Ferronato, o destaque é Veranópolis, com 95% de lotação. A cidade sedia a X Femaçã – Festa Nacional da Maçã e Feira Agroindustrial de Veranópolis até domingo no Parque de Exposições José Bin. Cidades vizinhas, como Vila Flores, também têm a hotelaria praticamente lotada.
Os demais municípios da região Uva e Vinho com maior movimentação são Bento Gonçalves, que chega a ter 85% de ocupação, e Flores da Cunha, com cerca de 75%.