O Clube de Contadoras vai ser uma das atrações do Encontro Gaúcho das Empresas de Serviços Contábeis (Egescon), que acontece hoje em Nova Petrópolis. Com palestras e debates focados na gestão contábil, o evento vai trazer nomes de destaque no mundo dos negócios. Pelo menos 400 profissionais do setor estão confirmados no evento, que promete movimentar, inclusive, os setores hoteleiro e gastronômico da Região das Hortênsias.
Fenômeno na internet, o Clube das Contadoras surgiu em 2015, quando as empresárias Elaine Serra Melo, Lúcia Regiane Rodrigues e Simoni Luduvice se juntaram decididas a mostrar para todos como a contabilidade não é nenhum bicho de sete cabeças e como ela pode ser uma grande ferramenta de gestão nas empresas.
Elas criaram um canal no Youtube e, num clima leve e descontraído, as três tentam retirar o estigma negativo da classe contábil mostrando que contadores, além de divertidos, tem conhecimento de sobra para oferecer as empresas. Confira a entrevista com Lúcia Rodrigues
Como vai ser a apresentação do Clube das Contadoras no Egescon?
Lúcia: Será focada no que pode diferenciar um empreendedor de ter sucesso e outro não. Queremos mostrar que é possível estreitar o relacionamento entre a empresa e o profissional contábil, beneficiando a sociedade através da utilização de informações relevantes, contribuindo para melhoria do papel e imagem desse profissional no mercado. Queremos mostrar que podemos ajudar as empresas de contabilidade a alavancarem seus negócios e profissionalizarem a sua gestão.
A presença feminina vem conquistado cada vez mais espaço no mercado de trabalho. Dá para dizer que o segmento de contabilidade está mais feminino?
Dá, sim. E não é de hoje. A diferença é que, agora, estão ocupando cargos de liderança.
Atualmente a contabilidade tem um papel cada vez mais estratégico nas empresas. Está tendo uma aproximação maior entre empresário e contador?
Sim, o Clube das Contadoras surgiu justamente dessa demanda, um link entre o empresário e o contador, levando essa visão de gestão e profissionalismo empresarial numa linguagem acessível. Tudo isso com modernas técnicas de gestão.
Qual o segredo para fazer um contrato de trabalho durar, já que envolve as contas de uma empresa e muitas vezes, prejuízos?
O bom relacionamento, metas unificadas e claras, transparência e sinceridade são a marca do novo empreendedorismo.
O assunto "contabilidade" parece ser um trabalho simplesmente burocrático. É possível trazer mais leveza ao processo? Como?
Sim, com certeza. Isso se faz com bom relacionamento, com carinho ao que se faz e com as pessoas e com entregas claras e aplicáveis ao dia a dia.
Como a inovação/tecnologia está modernizando este setor?
Esta liberando o tempo do contador das tarefas burocráticas/repetitivas e permitindo maior tempo e melhor aproveitamento do conhecimento do contador.
Ser contador é uma profissão que está em alta no mercado de trabalho?
Está entre as dez profissões do futuro, mas não na forma como existe hoje. Precisa se adequar e inserir as entregas das novas demandas. É preciso ter humanidade, carinho e agilidade.