Pela primeira vez, o Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro, passa a ser feriado nacional. Em Caxias do Sul, a data é comemorada com a Semana da Consciência Negra, que integra a 3ª edição da Temporada da Cultura Negra.
A Semana da Consciência Negra teve início nesta segunda (11), com a abertura da Exposição Axé, realizada pela Escola Estadual de Ensino Médio Irmão José Otão, em parceria com a professora de artes Tânia Bettiol, que pode ser visitada na prefeitura de Caxias do Sul, até quinta-feira (14), e na Câmara de Vereadores, de 18 a 29 de novembro.
O cronograma de atividades alusivas à data foi elaborado pela Coordenadoria de Promoção da Igualdade Étnico Racial, ligada à Secretaria Municipal de Segurança e Proteção Social.
Já a Temporada da Cultura Negra, que ocorre até 2 de dezembro, celebra datas como o Dia Municipal de Combate ao Racismo (14 de novembro), o Dia da Umbanda (15 de novembro), a Semana Municipal da Capoeira (semana de 20 de novembro), o Dia da Consciência Negra (20 de novembro) e o Dia Municipal do Samba (2 de dezembro). Essas datas, previstas na legislação municipal, buscam promover a igualdade racial e fortalecer a identidade cultural de Caxias. A temporada reúne diversas atividades que valorizam as tradições, músicas e danças de matrizes africanas.
O evento é uma realização da prefeitura de Caxias do Sul, através da Diretoria de Arte e Cultura Popular em parceria com Unidade de Música da SMC, o Núcleo Qualificar a Educação para as Relações Étnico-Raciais (Núcleo QuERER) da Secretaria Municipal da Educação (Smed), a Coordenadoria de Promoção de Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS), o Conselho Municipal da Comunidade Negra (Comune) e o Conselho Municipal de Povos e Comunidades Tradicionais de Terreiros e de Matriz Africana (CMTMA).
A programação completa da Temporada Cultura Negra pode ser conferida no site da prefeitura de Caxias do Sul.
Confira a programação da Semana da Consciência Negra:
23 de novembro (sábado)
Concurso Mais Bela Negra Comunitária de Caxias do Sul
- Horário: 20h.
- Local: Ginásio da EMEF Santa Corona, na Avenida Machado Severo, 810, no bairro Santa Corona.
- Informações: (54) 98444-3273.
- Apoio: UAB, Coordenadoria de Promoção da Igualdade Étnico-Racial, Grupo de Trabalho Internacional Década de Afrodescendentes.
26 de novembro (terça-feira)
Oficina da Boneca Abayomi
- Horário: das 9h às 17h.
- Local: Escola Estadual de Ensino Médio João Pilati, na Rua 15 de Novembro, S/N, em Criúva.
- Informações: (54) 99224-8918.
- Realização: Coordenadoria de Promoção da Igualdade Étnico-Racial.
- Apoio: Artesãs Ângela Martins, Alessandra Pereira, Maria Alceri Oliveira Machado.
Exposição Axé da Escola Estadual de Ensino Médio Irmão José Otão
- Período: de 11 a 14 de novembro, no mezanino no Centro Administrativo Municipal, e de 18 a 29 de novembro, na Câmara de Vereadores.
- Horário: durante o horário de expediente da prefeitura e da Câmara.