A Biblioteca Pública Municipal Dr. Demetrio Niederauer, em Caxias do Sul, está com uma ação simples, mas muito representativa durante o Mês da Consciência Negra, celebrado em novembro.
Através de uma seleção de 30 títulos, a proposta busca valorizar a contribuição de autores negros e negras para a literatura brasileira e universal, além de estimular a reflexão sobre história e identidade. A coleção reúne obras que atendem do público infantojuvenil ao adulto; como Torto Arado, de Itamar Vieira Junior, Pequeno Manual Antirracista, de Djamila Ribeiro, Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo, e Hibisco Roxo, de Chimamanda Adichie.
A ação ocorre até 2 de dezembro, no setor de empréstimos (3º andar da Casa da Cultura).
A Biblioteca Pública funciona de segunda a sexta-feira das 08h às 17h e aos sábados das 08h às 12h, exceto nos sábados que são feriados, antevéspera de feriado ou dia seguinte ao feriado (dia 16 de novembro estará fechada).
Para se tornar sócio da Biblioteca é necessário apresentar um documento de identidade com foto, comprovante de residência e uma contribuição de R$10,00 ou a doação de um livro em bom estado.