Com 22 sessões de cinema, entre filmes clássicos e inéditos, Caxias recebe a 19ª edição do Festival de Cinema Italiano. A programação segue até o dia 8 de dezembro, no GNC Cinemas e na Sala de Cinema Ulysses Geremia. Essa é a terceira vez que a cidade faz parte do circuito do festival, que valoriza a produção audiovisual do país europeu.
As exibições começam nesta quinta-feira (7), com o longa Romeo è Giulietta, de Giovanni Veronesi, com Sergio Castellitto, Pilar Fogliati, Geppi Cucciari e Maurizio Lombardi no elenco. A sessão será às 18h, no GNC Cinemas do Shopping Villagio.
De acordo com o cônsul honorário da Itália em Caxias do Sul, Gelson Castellan, o evento tem como premissa ampliar e difundir a sétima arte italiana no mundo. Por isso, os filmes também estarão disponíveis em plataformas online.
— O governo italiano quer oportunizar, especialmente ao jovem, ter mais contato com a cultura italiana. Não apenas para o cidadão italiano ou para o jovem que busca ser cidadão italiano. Mas também os cidadãos de outras etnias, para que conheçam mais, se aprofundem e participem da cultura italiana, porque a arte italiana é muito vasta — afirma Castellan.
O público poderá assistir, de forma gratuita, a filmes inéditos e clássicos italianos. Segundo o cônsul, outro objetivo do festival é desfazer uma imagem que o público tem de filmes clássicos.
— O público memorizou esse cenário do passado, e o cinema italiano mudou muito. É um cinema moderno, extremamente bem estruturado, com filmes maravilhosos, que o grande público não está acostumado a consumir, porque consome filmes basicamente de Hollywood — destaca.
A promoção é do Consulado-Geral da Itália em Porto Alegre, em parceria com o Consulado Honorário de Caxias do Sul e apoio local da Secretaria da Cultura de Caxias.
Nas sessões no GNC Cinemas, no Shopping Villagio, o estacionamento é isento. No entanto, é necessário retirar o voucher na entrada da exibição.
História da imigração
Junto da programação do Festival de Cinema Italiano, até o dia 8 de dezembro, o Shopping Villagio Caxias recebe a exposição Cultura de Imigração Italiana no acervo da Universidade de Caxias do Sul.
Serão expostos quadros da série Cansioniero Popolar, dos organizadores Anthony Beux Tessari e Gelson Leonardo Rech, com pesquisa de Cleodes Piazza, José Clemente Pozenato e Patrícia Pereira Porto e do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami.
— Nós estamos nos preparando para os 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul no ano que vem. A UCS está fazendo essa exposição, mostrando elementos e referências à imigração. Muitas delas, vinculadas a uma coleção de livros que resgatam músicas históricas dessa imigração — pontua Castellan.
Também haverá totens com acervo do Instituto Memória Histórica e Cultural da Universidade de Caxias do Sul, onde estarão álbuns históricos, passaportes e outros itens.
Confira a programação do primeiro final de semana
- 7 de novembro - 19h30min - Sala de Cinema Ulysses Geremia
Toquinho: Encontros e um violão (2024)
Resistindo ao tempo e passando de geração em geração, as canções ocupam um lugar importante no coração das crianças e dos adultos no Brasil e no mundo. Depoimentos de amigos e parceiros para celebrar os 56 anos de carreira de Antonio Pecci, conhecido artisticamente como “Toquinho”. Com raras imagens de arquivos de shows, entrevistas, vídeos na Itália e depoimentos de amigos, o documentário revive momentos marcantes da carreira de Toquinho. As canções de Toquinho transitam por diferentes décadas e sua trajetória musical é um registro da história da música popular brasileira com reconhecimento nacional e internacional.
- 8 de novembro - 15h - Sala de Cinema Ulysses Geremia
Guardas e Ladrões (1951)
Um habilidoso trapaceiro é preso, mas consegue escapar e se esconder. O policial que o perseguia perderá o emprego se não conseguir recapturá-lo. A busca é longa, mas, no final, ele descobre a residência do fugitivo. No entanto, o policial se apega à família, que não sabe de nada e, em acordo com o ladrão, decide não revelar a prisão, justificando a ausência com uma suposta viagem.
- 19h30min -Sala de Cinema Ulysses Geremia
Um mundo à parte (2024)
Michele Cortese, um professor do ensino fundamental que, após 40 anos ensinando na caótica Roma, encontra a oportunidade de uma nova vida. Ele consegue uma transferência para o Instituto Cesidio Gentile, conhecido como Jurico: uma escola com uma única turma mista de crianças entre sete e 10 anos, localizada no coração do Parque Nacional de Abruzzo. Com a ajuda da vice-diretora Agnese e das crianças, Michele supera dificuldades com o ambiente rural e se integra à comunidade. Quando tudo parece estar indo bem, surge a notícia de que a escola será fechada em junho devido à falta de matrículas. Inicia-se, então, uma corrida contra o tempo para evitar o fechamento da escola a qualquer custo.
- 9 de novembro - 15h - Sala de Cinema Ulysses Geremia
Parece bastante Paris (2024)
Para realizar o desejo nunca concretizado de um pai muito doente, que sempre quis fazer uma viagem a Paris com os filhos, três irmãos, que não se falam há cinco anos, embarcam em uma aventura inusitada. Sem poder afastar o pai da estrutura hospitalar, eles simulam uma viagem de Florença a Paris a bordo de um camper, que na verdade nunca sai de um haras. O que começa como uma farsa para agradar ao pai se transforma em uma jornada de reconciliação, cheia de momentos hilários e emocionantes, à medida que os irmãos tentam se reaproximar e resolver antigas mágoas. Afinal, com o motor da imaginação, milhares de quilômetros podem ser percorridos. E se não podemos ir a Paris, Paris pode vir até nós!
- 19h30min - Sala de Cinema Ulysses Geremia
Éramos crianças (2024)
Em uma vila na costa calabresa, um homem de 30 anos é preso por ameaçar um policial com uma faca. Durante seu interrogatório, as histórias de quatro amigos de infância, todos traumatizados por um evento sangrento que presenciaram quando crianças, se entrelaçam. Um deles envia uma mensagem revelando sua intenção de voltar à vila para se vingar. Os amigos deixam suas vidas para encontrá-lo e impedir que cometa uma loucura. Ao chegarem, percebem que precisam confrontar o trauma que transformou suas vidas em um inferno. Éramos Crianças é uma história de amizade, vidas interrompidas e uma dolorosa contagem regressiva de 20 anos para uma vingança inevitável.
- 10 de novembro - 15h - Sala de Cinema Ulysses Geremia
A Alma em paz (2023)
Dora, uma jovem de 25 anos com um caráter duro, trabalha como entregadora de compras e também como traficante de drogas para sustentar sua família desestruturada. Sua mãe, Lia, recém-saída da prisão, e seus irmãos gêmeos foram separados dela. Dora sonha em reconstruir sua vida e recuperar os irmãos. A chegada de Andrea, um jovem médico em formação, oferece a ela uma chance de redenção, mas o relacionamento sincero entre os dois é ameaçado quando Yuri, seu fornecedor de drogas, descobre o romance.
- 19h30min - Sala de Cinema Ulysses Geremia
Romeu é Julieta (2024)
O renomado diretor teatral Federico Landi Porrini busca os atores perfeitos para sua produção de Romeo è Giulietta. Vittoria, uma jovem atriz, é rejeitada devido a seu passado, mas com a ajuda de sua amiga maquiadora, ela assume uma identidade masculina como Otto Novembre e consegue o papel de Romeo. Interpretar um homem revela-se um desafio tanto no palco quanto fora dele, especialmente quando seu namorado é escolhido como Mercúcio. A experiência leva Vittoria a descobrir muito sobre si mesma e sobre os outros.
- A programação completa, com títulos e horário das sessões, está disponível no site do Festival.