Dez anos e 55 mil livros emprestados depois, o Instituto de Leitura Quindim começa a dar adeus à sua sede no centro comercial Pátio Eberle, na Rua Sinimbu, tendo seu futuro incerto. Após a empresa que administra o prédio pedir repentinamente a devolução da sala, com prazo de 30 dias para a saída, o idealizador e presidente do Quindim, Volnei Canonica, prioriza a desocupação e o cancelamento dos eventos marcados para o local até o fim do ano. Ao mesmo tempo, porém, já iniciou a busca por apoio para manter vivo o sonho de democratizar o acesso à literatura infantil em Caxias do Sul e na região, mesmo que em novo endereço.
Embora seja uma instituição privada, o Quindim foi reconhecido como de utilidade pública pela lei nº 8.561, de autoria da então vereadora Denise Pessôa e sancionada pelo prefeito Flávio Cassina, em 2020. Por conta disso, na tarde de ontem Canonica se reuniu com a presidente da Câmara, Marisol Santos, e depois com a secretária de Cultura, Cris Nora Calcagnotto, a fim de buscar soluções conjuntas para manter o ILQ funcionando em uma sede física. É preciso um espaço capaz de abrigar a biblioteca que soma 7 mil livros infantis, além de oferecer espaço para a realização dos diversos eventos e atividades culturais e educativas que ocorriam diariamente no instituto.
- Sempre fomos uma entidade que se manteve com recursos próprios, graças aos associados. Não temos como pagar um aluguel num espaço grande o suficiente para o tamanho da estrutura do Quindim, para continuar recebendo visitas escolares, promovendo atividades artísticas, etc. Nós formamos leitores que usam a biblioteca desde que eram bebês, 10 anos atrás, e que nos acompanham até hoje. É muito triste para a sociedade, para as famílias, perder um espaço como esse - comenta Volnei.
A secretária de Cultura, Cris Nora Calcagnotto, que pediu a reunião com Canonica, afirma que a pasta está disposta a ajudar a viabilizar uma nova sede para o ILQ, dentro do que tiver ao alcance da prefeitura oferecer.
- Além do interesse da secretaria, foi um pedido do próprio prefeito que me ligou e pediu para conversar com o Volnei. Temos interesse em ajudar, porque o Quindim é de interesse público e é uma entidade que desenvolve um trabalho muito alinhado com nossas políticas públicas. Mas era preciso saber se ele tinha esse interessa também, de ter uma parceria com o poder público. A partir do sim que recebemos na reunião, terei amanhã (quarta) uma reunião com a Procuradoria-Geral do Município para saber qual o melhor encaminhamento possível. Já estudamos algumas hipóteses de espaços capazes de comportar, se não toda, a maior parte da estrutura do Quindim - relata a secretária.
Enquanto o futuro permanece incerto, o último evento do ano será o segundo Doce Novembro, neste sábado, voltado para crianças com diabetes do tipo 1 e realizado em parceria com o grupo de pais Gotas de Vida.