A segunda edição do Doce Novembro - Um encontro de conhecimento, cultura e diversão ocorre neste sábado (9), em Caxias do Sul. A ação, uma parceria entre o Instituto de Leitura Quindim com o grupo Gotas de Vida, está marcada para começar às 14h na sede do Instituto (Rua Sinimbu, 1.670, 6º andar, Centro), no Pátio Eberle, e tem como objetivo promover o conhecimento e a conscientização sobre o diabetes mellitus tipo 1 (DM1). Apesar do anúncio do fechamento da sede física do Instituto Quindim, o evento está confirmado no local.
A ação, organizada pelo Gotas de Vida, um grupo de pais de crianças com DM1 de Caxias do Sul, será aberto e gratuito, voltado não só para as famílias de crianças com a doença, mas também para a comunidade em geral. A programação contará com palestras e a presença especial da influenciadora Marina de Barros, que vai compartilhar a experiência com a doença. Haverá ainda atividades voltadas para a educação sobre alimentação balanceada e o impacto do excesso de açúcar e carboidratos na saúde.
— O Doce Novembro surgiu com um enfoque muito grande nas crianças com diabetes, para elas se sentirem pertencentes e acolhidas dentro da sociedade. Por isso, é um evento aberto para todos que querem conhecer e aprender um pouco mais e desmistificar os preconceitos contra essa condição. Então, queremos que as informações sobre o diabetes tipo 1 sejam disseminadas na comunidade, a fim de abraçar todas essas crianças — destaca Cristiane Valentini Taufer, uma das organizadoras e mãe de uma criança com DM1.
O que é o DM1
Segundo a médica endocrinologista pediátrica Bruna Trojan Camassola, o diabetes tipo 1 (DM1) é uma doença autoimune caracterizada pela destruição das células produtoras de insulina. O organismo identifica essas células como um corpo estranho e as "ataca", fazendo com que a produção de insulina fique comprometida. O DM1 surge quando o organismo deixa de produzir insulina (ou produz uma quantidade muito pequena), sendo a insulina o hormônio responsável por manter os níveis de açúcar no sangue controlados.
Conforme a Federação Internacional de Diabetes (IDF), entidade que reúne mais de 240 associações de diabetes em mais de 161 países e territórios, o Brasil ocupa o 6º lugar no mundo entre os países com mais pessoas com diabetes no geral e o 3º lugar quando se fala em diabetes Tipo 1.
No início de outubro, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) iniciou a distribuição do aparelho chamado FreeStyle Libre para crianças e adolescentes portadores do DM1. O Libre é um sensor aplicado no braço e que faz leituras contínuas a cada minuto. Eles foram comprados pelo município por meio de uma emenda parlamentar da deputada federal Denise Pessôa. O investimento inicial é de R$ 1,2 milhão, suficiente para o fornecimento de sensores de glicose para 80 pacientes por dois anos. Inicialmente, 30 jovens receberam os sensores. O grupo foi selecionado conforme critérios clínicos.
Programe-se
- 14h: abertura oficial do evento
- 14h15min: palestra com Marina de Barros, criadora de conteúdo digital
- 15h: palestra com Pâmela Antoniazzi, nutricionista e professora
- 15h50min: palestra com a médica Bruna Trojan Camassola, endocrinologista pediátrica
- 16h30min: palestra com Fernanda Atti, portadora de DM1 e empresária, dona de uma confeitaria de produtos especiais para portadores do diabetes
- 17h15min: confraternização com degustação de produtos
- 17h30min: encerramento
- Durante o evento haverá atividades lúdicas para crianças de 4 a 12 anos.