Correção: o acervo do Instituto Quindim de Leitura é de 7 mil livros, e não 63 mil livros. A informação incorreta permaneceu publicada entre 04/11 e 05/11.
O Instituto Quindim de Leitura, localizado junto ao centro comercial Pátio Eberle, na Rua Sinimbu, área central de Caxias do Sul, irá fechar a sede física depois de 10 anos de atividades. A entidade divulgou uma nota oficial nessa segunda-feira (4), informando a decisão. Conforme o anúncio, as atividades seguirão no local até dia 30 novembro.
Segundo a nota, o locador da sala em que a sede do Instituto está instalada, na Rua Sinimbu, solicitou a desocupação do imóvel. Questionada pelos diretores do centro cultural, o locatário informou "realmente precisar fazer a retomada do imóvel".
Com a saída do local, o Quindim anunciou que as atividades previstas para novembro e dezembro, como o Natal Literário Solidário, estão canceladas. Conforme os diretores do Instituto, o acervo de sete mil livros será encaixotado e permanecerá guardado por tempo indeterminado.
Questionado pela reportagem a respeito da manutenção das atividades do Quindim enquanto instituto, e também sobre uma possível mudança para uma nova sede, o presidente Volnei Canônica informou que a situação está indefinida, já que muitos projetos dependem do espaço físico.
- Muita coisa ainda está incerta. Neste momento o nosso foco precisa estar na desocupação da sala, em encaixotar os livros. Vamos precisar de uma grande força-tarefa. É muito triste, porque nenhuma biblioteca no Brasil deveria ficar fechada por um dia sequer.
Há duas semanas, o espaço havia sido atingido por uma forte chuva, que alagou a biblioteca. O fechamento temporário da biblioteca foi divulgado nas redes sociais do Instituto. Conforme a publicação, o espaço teria sido alagado em três diferentes momentos, gerando danos e prejuízos.