Flores da Cunha se prepara para celebrar, neste final de semana, mais uma edição do Festival dos Melhores Vinhos. O evento, que acontece no sábado (23) e domingo (24), no Parque da Vindima Eloy Kunz, terá como destaque 27 vinícolas da cidade, que irão comercializar vinhos, espumantes e sucos de uva.
Além da enogastronomia, o evento promete ser marcante pelas atrações musicais confirmadas. O destaque fica com a apresentação da Florentina Rock & Soul, tradicional banda da cidade que recentemente completou 60 anos de atividade e passou por uma reformulação.
Se antes o público era acostumado às tradicionais marchinhas, músicas típicas italianas, a promessa é de surpreender pela nova abordagem, que traz o blues, rock e souls no repertório.
A reestruturação da banda ocorreu em novembro do ano passado, quando novos integrantes se juntaram aos veteranos. A partir da visão contemporânea do cenário musical, o grupo decidiu apostar em um novo estilo e dar início a uma fase completamente diferente.
— Tem pessoas que pensavam que a banda tinha terminado há muito tempo. Na verdade, passamos alguns anos inativos e, em 2023, decidimos mudar. Pessoal comenta que agora nos vê cantando em inglês e tocando de forma profissional, então acho que isso é o que gera mais surpresa — explica o presidente José Luis Guarese.
A sonoridade tem atraído um público diferente do que os músicos estavam habituados: os jovens. Conforme o presidente, a popularidade da Florentina cresceu a ponto de a banda ser convidada para tocar em eventos particulares. Na avaliação de Guarese, reflexo da nova fase e qualidade da música apresentada.
— É difícil conseguir espaço em eventos fechados sem o apoio da prefeitura ou um órgão público. Tem que surpreender muito e entregar qualidade, e é justamente isso que temos feito neste ano, desde que mudamos — afirma.
Novos ritmos no repertório
Com 48 anos de carreira musical, Valdocir Fioreze, é, atualmente, o músico com mais tempo de estrada na Florentina. Foram diversos ciclos dentro da banda: de maestro a clarinetista e agora, saxofonista. No auge dos 62 anos, ele encarou o desafio de se reinventar como músico e garante que é uma das fases mais gratificantes que já viveu.
— Entraram outros componentes, outros sons que mudaram muito o nosso jeito de fazer música, e, com isso, tivemos um crescimento muito grande. Eu tenho tocado músicas que jamais imaginei. A oportunidade de tocar foi um achado para mim e estou adorando isso — revela.
Outro integrante de longa data, mais precisamente 34 anos, Cristiano Meneghini, começou a tocar na Florentina ainda criança. Nas décadas dedicadas à música, ele percebe que as transformações chegaram para enaltecer a história da banda.
— São mudanças que revolucionaram completamente a banda. Saímos de músicas italianas, marchinhas e valsas para este repertório atual e algumas músicas que marcaram história. Tem sido fantástico participar disso tudo — conta.
Formação de músicos
Além do posicionamento e estilo musical, a nova fase da Florentina chega com um projeto para o fomento da música em Flores da Cunha: a Escola de Música Florentina. O projeto, ativo desde dezembro de 2023, visa incentivar a formação de novos músicos para a banda e para o cenário cultural da região.
Com aulas de violão, guitarra, canto, piano, instrumentos de sopro, bateria, contrabaixo, gaita de boca e acordeom, a escola de música da banda oferece aulas particulares, contudo, o grupo está em busca de apoio da prefeitura para ofertar bolsas de estudo.
— É uma oportunidade para formar novos músicos que, quem sabe, se tornem os futuros membros da Florentina. Mas acima de tudo, é uma oportunidade de mostrar o potencial das pessoas, até mesmo daquelas que nunca pegaram um instrumento na mão e fomentar a cultura aqui, em Flores da Cunha — explica Felipe Corso, o coordenador da escola.
SERVIÇO:
O que: Festival dos Melhores Vinhos de Flores da Cunha
Quando: sábado (23) e domingo (24), a partir das 16h, com entrada gratuita
Onde: Parque da Vindima Eloy Kunz (Avenida Vindima, 1.000 - Vindima, Flores da Cunha)
Atrações gastronômicas: 27 vinícolas da cidade irão participar do evento, comercializando espumantes, vinhos e sucos. Durante o festival também terá venda de menarosto, picadinho de queijo e salame com pão colonial, focaccia e pizza.
Atrações musicais:
Sábado
17h – Som Brasil
18h30min – Banda Florentina
20h – Mamma Doo
Domingo (24)
16h – Tomaz Lames Duo
19h – JET