Com suavidade e coesão entre matizes e técnicas, o visitante da mostra Desvio da Cor, em cartaz na Galeria Gerd Bornheim, em Caxias do Sul, é convidado a mergulhar no universo de 20 anos do Acervo Municipal de Artes Plásticas (Amarp). Com curadoria da artista visual Mara De Carli e, do coordenador da galeria, Gilmar Marcílio, a exposição que reúne 60 obras foi organizada a partir da expressividade de suas tonalidades, sem privilegiar este ou aquele artista.
Nas paredes da galeria, as obras são divididas por tonalidades, com respiros em obras em preto e branco. Com pintura, gravura e desenho, do azul, ao verde, passando pelo vermelho, roxo, amarelo e preto, as obras instigam ao visitante criar sua própria interpretação das imagens. Os próprios curadores destacam que a montagem não seguiu uma linha interpretativa da realidade, seja abstrata ou figurativa.
— A grande maioria dessas obras, 70% ou até mais, nunca foram expostas. As obras foram doadas pelos artistas que já expuseram em galerias públicas de Caxias, muitos deles já faleceram. Mas dentro de um conjunto, dá todo um outro significado e até potencializa esse gesto de doação de um trabalho dele — destaca Gilmar Marcílio.
De acordo com Mara, o recorte escolhido pelos curadores foi se construindo durante a seleção das obras, privilegiando a plasticidade da cor.
— O universo é muito grande. Então, a cor foi chamando cor. Foi por isso que a gente deu o nome de Desvio da Cor, porque a gente saiu de várias possibilidades de fazer uma curadoria e desviamos para a cor. E quando desviamos, elas começaram a se juntar em blocos — explica Mara.
Na seleção das obras, o objetivo é extrair a serenidade do olhar. Por isso, a montagem não privilegia desenhos, tamanhos ou formatos dos quadros. Dispostas em assimetria, a ideia é, justamente, que uma tela complemente a outra.
— Nossa vontade foi de fazer blocos de cor onde o olho vai passando. Se tu olhares para uma obra, tens uma lógica de que o olho vai puxar uma cor que tem em outra obra no outro canto do bloco — revela Mara.
Desvio da Cor fica em cartaz até o dia 27, na Galeria Gerd. A entrada é gratuita.
Acervo disponível online
Composto atualmente por mais de 1,3 mil obras de 714 artistas, recebidas através de contrapartida pelos que utilizam as galerias públicas de Caxias do Sul para suas exposições, e também por instituições parceiras de todo o Brasil, o Amarp passou a ter, desde o início de maio, sua coleção digitalizada e disponível por este site. Na exposição Desvio da Cor, cada obra terá um QR-Code que direciona para o site do acervo, com dados sobre o artista e a produção.
Programe-se
- O quê: Exposição Desvio da Cor, curadoria de Gilmar Marcílio e Mara De Carli.
- Quando: de quinta-feira (4) a 27 de julho. Visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 10h às 16h.
- Onde: Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim (Casa da Cultura - Rua Dr. Montaury, 1.333 - Centro - Caxias do Sul)
- Quanto: entrada franca.
- Agendamentos: escolas que tenham interesse em visitas guiadas à mostra podem entrar em contato pelo e-mail galeriadearte@caxias.rs.gov.br ou pelo telefone (54) 3221-3697.