Nesta sexta-feira (19) tem abertura dupla de exposições no Centro de Cultura Ordovás, em Caxias do Sul. Na Galeria de Arte, a porto-alegrense Viviane Gueller apresenta o trabalho inédito Mães são artistas são filhas são. Já na Sala de Exposições, o rondoniense Gabriel Bicho expõe Desvio para o norte. As duas mostras têm entrada gratuita.
Em Desvio para o norte, Gabriel reúne técnicas diversas, como fotografia, arte digital, impressão e lambe-lambe para abordar conflitos socioambientais e provocar a reflexão do espectador sobre futuros possíveis na Amazônia legal e para além dela.
A mostra resgata ainda imagens históricas da colonização norte-americana e holandesa no Estado de Rondônia, terra natal do artista. Além dessas, o público também poderá conferir fotografias registradas por Gabriel em ações de Organizações Não-Governamentais junto às etnias Manari, no interior de Pernambuco, e Munduruku, no Pará.
— A luta deles é baseada na água, só que de formas diferentes. Enquanto no Pará eles têm abundância de água e a iminente enchente em torno da instalação da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, em Pernambuco existe um povo que luta para ter água, porque eles têm escassez. Então, a gente tem esses antagonismos, mas ao mesmo tempo é baseado na água — explica o artista.
Ao visitante, também serão apresentadas fotografias em preto e branco, produzidas por Gabriel durante o período de enchente do Rio Madeira, em Rondônia, em 2014. Situação parecida com a que o Rio Grande do Sul vive atualmente. Dessa união de cinco trabalhos distintos que Gabriel traz a Caxias, a temática amazônica, desde o desmatamento aos processos migratórios, passando pela luta dos povos da região, se impõe diante do espectador.
— No ano passado, em 2023, eu reuni trabalhos que falam sobre as nossas questões da Amazônia. No texto de apresentação da Gabriela Paiva de Toledo, ela diz que meu trabalho pondera sobre futuros possíveis. Eu acho que isso sintetiza bem essa exposição. Essa reunião de trabalhos é provocar o povo do Rio Grande do Sul e de Caxias para refletir junto comigo sobre como a gente pensa, não só a natureza, mas uma cadeia macro muito maior. Como que as nossas ações e nossa coletividade se organiza para sonhar o futuro — resume Gabriel.
Programe-se
- O quê: visita guiada de abertura da exposição “Desvio para o norte”, de Gabriel Bicho (atividade com intérprete de Libras)
- Quando: sexta-feira (19), às 18h30min. Visitação até o dia 18 de agosto, nas segundas, das 9h às 16h; terças a sextas, das 9h às 22h; sábados, domingos e feriados, das 14h às 22h.
- Onde: Sala de Exposições do Centro de Cultura Ordovás (Rua Luiz Antunes, 312 - bairro Exposição - Caxias do Sul).
- Quanto: entrada franca.
Imersão no universo materno
As experiências enquanto mãe e artista, durante a pandemia, inspiraram a porto-alegrense Viviane Gueller, que inaugura a mostra inédita Mães são artistas são filhas são, a retratar momentos em que a filha, com um ano e meio, na época, propunha atividades para serem realizadas dentro de casa.
A artista passou então a registrar as proposições em imagens e vídeos, sem a pretensão de torná-las exposição.
— Depois, de algum tempo, revisitando essas imagens, eu comecei a ver muita beleza e espontaneidade. E sempre com aquela pergunta “o que é arte e onde ela está?”. O título (da exposição) foi uma coisa que surgiu porque eu também comecei a ver a dificuldade de outras mães que são artistas, de continuarem trabalhando apesar das condições que se colocam na maternidade, porque a gente assume diversas tarefas — reflete Viviane.
As imagens, instaladas a um metro do chão, na altura do olhar das crianças, retratam momentos de atividades lúdicas e aprendizados entre mãe e filha. Mais do que isso, a exposição reflete sobre as tarefas e as vivências da maternidade e das mulheres nos contextos familiar e social.
— Aqui na exposição tem muito essa coisa da espontaneidade de uma criança. Dessa possibilidade de esculpir um espaço. Esse espaço que é da maternidade, mas também é de criação. Ele também é de espontaneidade — defende Viviane.
Programe-se
- O quê: visita guiada de abertura da exposição “Mães são artistas são filhas são”, de Viviane Gueller (atividade com intérprete de Libras)
- Quando: sexta-feira (19), às 19h. Visitação até o dia 18 de agosto, nas segundas, das 9h às 16h; terças a sextas, das 9h às 22h; sábados, domingos e feriados, das 14h às 22h.
- Onde: Galeria de Arte do Centro de Cultura Ordovás (Rua Luiz Antunes, 312 - bairro Exposição - Caxias do Sul).
- Quanto: entrada franca.