Com mais de 70 músicos no palco, o concerto que marca a abertura da temporada da Orquestra Municipal de Caxias do Sul, neste domingo, será também um dos mais desafiadores já encarados pela banda sinfônica, que tem à frente o maestro Gilberto Salvagni. Reunindo também a Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo, a apresentação será no UCS Teatro, a partir das 19h, marcando também o início do ano letivo na Universidade.
Salvagni, que é titular da orquestra caxiense e regente em exercício da banda novo-hamburguense, na qual tem o cargo de maestro assistente, comenta que era um sonho antigo reunir os dois conjuntos, somando um número de integrantes que ampliasse possibilidades de repertório.
- Um grupo de 70 músicos não é tão fora do convencional se considerarmos a natureza do que é uma banda sinfônica, mas juntar este número de músicos profissionais é algo pouco comum no Brasil. Por isso estamos encarando este momento como uma grande oportunidade e vamos aproveitar isso da melhor forma na escolha do repertório. São todas elas peças que nos permitem explorar a diversidade de possibilidades sonoras desta formação _ comenta o maestro, que salientou também o esforço das duas prefeituras e da UCS em viabilizar o concerto.
Além de três temas considerados standards do repertório sinfônico, serão apresentadas duas trilhas sonoras para cinema bastante conhecidas do icônico compositor John Williams. Uma delas é o tema de Jurassic Park - O Parque dos Dinossauros (1993), a outra Escapade, tema principal do filme Prenda-me se for Capaz (2002), estrelado por Leonardo Di Caprio. Considerada uma composição de difícil execução, esta terá como solistas Ricardo Ramires (saxofone), Filipe Berlitz (vibrafone) e Tiago Fernando Andreola (contrabaixo).
- As composições de John Williams dispensam comentários, mas esta em específico exige muito virtuosismo por parte dos solistas. Ao considerar todo o contexto de ensaiar duas orquestras em cidades diferentes, o mais desafiador é ter combinadas as mesmas nuances, que às vezes não estão escritas, com os dois grupos. O único ensaio geral, com os dois grupos, será horas antes da estreia - acrescenta Salvagni.
O evento tem entrada gratuita, mas pede-se a doação de um quilo de alimento não perecível. Os ingressos podem ser adquiridos na Casa da Cultura; na Estação Férrea; e na UCS Livraria (Campus Sede da UCS), dentro do horário de atendimento de cada estabelecimento.
Após a estreia em Caxias, as duas orquestras voltarão a estar juntas em Novo Hamburgo, na próxima quarta-feira, para apresentar o concerto no Teatro Paschoal Carlos Magno.
PROGRAME-SE
O quê: concerto de abertura da temporada das orquestras de sopros de Caxias do Sul e de Novo Hamburgo
Quando: domingo, às 19h
Onde: UCS Teatro, em Caxias do Sul
Quanto: evento gratuito