Formada em Pedagogia e especialista em Literatura Infantil e Juvenil, proprietária do espaço Na Ponta do Lápis, a Amiga do Livro desta edição da Feira do Livro, Aline Luz, se diz apaixonada pela leitura.
Ela se descreve como uma pessoa que se descobriu na trilha da educação. Sua primeira formação foi no curso de Secretariado Executivo, contudo, influenciada pelo irmão, passou a trabalhar com a palhaçaria.
— Eu entendi qual era o meu mundo e aí comecei a descobrir a contação de histórias. Ao trabalhar com isso eu me encantei demais — conta Aline, 41 anos.
A relação com a Feira do Livro, no entanto, surgiu antes de trabalhar com a literatura e de atuar como contadora de histórias. Aline costumava levar as filhas para visitar o espaço e aproveitar a programação cultural.
Neste ano, a Amiga do Livro vive a feira de uma forma bem diferente. Primeiro foi visitante, passou a ser contadora de histórias, depois autora e, agora, no papel de homenageada. Mas a história de Aline com a leitura começou muito antes, aos sete anos, quando foi presenteada pela avó materna com um livro chamado Florisbela, a Galinha Amarela.
—A partir desse livro eu comecei a me interessar por esse mundo. Depois, quando eu tinha uns 10 anos, e haviam uns livros do oitavo ano da escola que eu era apaixonada, porque eram todos do Stephen King, de terror, e eu sempre gostei. Lembro de uma vez que peguei um livro escondida da bibliotecária, porque não era para a minha faixa etária, mas eu queria muito ler — recorda Aline.
A primeira vez no palco
Em 2018, foi a primeira vez que a Amiga do Livro subiu ao palco como Aline Luz. Em 2019, participou também com o grupo Era Uma Vez... Dó, Ré, Mi, que tem com o marido e juntos contam histórias cantadas. A dupla tem mais de 50 canções autorais inspiradas em histórias para os pequenos.
— A gente começou o primeiro encontro pequenininho, com poucas crianças. No segundo, já não tinha lugar para as crianças sentarem. No terceiro, a organização entendeu que a gente tinha que ir para o palco principal. A partir daí, começamos nossa relação com a Feira do Livro. Comecei então a fazer as maratonas de contação de histórias e participar cada vez mais.
Além de contadora de histórias, Aline também se orgulha de ser autora. Ela conta que já prepara um livro que deve ser lançado em 2024.
— Para mim, o livro sempre foi um objeto de catarse, um objeto de transformação em todos os sentidos e eu vejo isso acontecer nesse contato com as crianças — explica Aline.
Agora, no papel de Amiga do Livro, ela diz que o coração está “enlouquecidamente a mil”, quase a ponto de sair do peito. A expectativa é de participar ainda mais da programação da feira deste ano e ter contato com os grandes e pequenos leitores que passarem pela Praça Dante.
Feira do Livro segue até o dia 15 de outubro
A Feira do Livro de Caxias do Sul colore a Praça Dante Alighieri por duas semanas com programação para todos os gostos. Com o tema Na Leitura nos Encontramos, a feira tem Francisco Michielin como patrono e Aline Luz como Amiga do Livro.
A edição deste ano traz mais de 20 escritores nacionais, entre eles Anabella López, Daniela Arbex, Giovana Madalosso, Ilana Casoy, Micheliny Verunschk, Natalia Borges Polesso, Otávio Júnior, Paulo Scott e Renato Moriconi.
Confira AQUI a programação completa.