Clássicos da música italiana da segunda metade do século passado, além de canções autorais do Padre Ezequiel Dal Pozzo, estarão no repertório do Concerto "Acordes da Tradição", que o cantor católico apresenta em Caxias do Sul, junto à Salvagni Big Band e aos cantores Rafa Gubert e Teti Tedesco. O show será nesta quarta-feira, às 20h, no Teatro Murialdo, com entrada gratuita e retirada no local (sujeita a disponibilidade).
Nascido em Paraí e ordenado pela Diocese de Caxias do Sul em 2007, o Padre Ezequiel Dal Pozzo tem sua trajetória artística acompanhada por milhares de seguidores em todo o Brasil (os 360 mil seguidores no Instagram dão uma dimensão deste alcance). Tanto é que a série de três apresentações, aceitando um convite da produtora que idealizou o evento, se dá num intervalo entre viagens para estados do Norte e Nordeste. A mini turnê com a Salvagni Big Band iniciou em Bento Gonçalves, com apresentação no final de maio na Casa das Artes, passa por Caxias e seguirá para Florianópolis, ainda este mês.
- É um show em que trago uma sonoridade diferente, com mais elementos de palco, e também com canções italianas que sempre gostei, mas que nunca tinha apresentado. São músicas que falam da vida e que valorizam o sentimento do amor na experiência humana, oferecendo às pessoas um momento agradável, em que elas criam um sentimento positivo para si mesmas e para a vida - comenta Padre Ezequiel
Regente da Orquestra Municipal de Sopros, Gilberto Salvagni fundou sua big band em 2016, a fim de acompanhar artistas em projetos ousados, com arranjos típicos da formação jazzística. Já apresentou séries de shows com Nei Lisboa e com o flautista Pedro Figueiredo, e agora tem no encontro com Padre Ezequiel a oportunidade de apresentar um repertório ao mesmo tempo familiar - por se tratar de músicas italianas nesta região de forte imigração, mas também inédito em grande parte do repertório:
- "Acordes da tradição" traz no nome a referência a essa música que tem sua importância bem conhecida aqui na Serra. Traz basicamente canções das décadas de 1960 e da década de 1990, quando músicas que foram trilhas de novela, especialmente sobre a imigração, fizeram aquecer novamente esse interesse pela música popular italiana. Também há dentro desse projeto músicas autorais do Padre Ezequiel, que é um excelente cantor e que eu tive a oportunidade de conhecer melhor nesse trabalho.
O espetáculo é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e realizado pela DWR Luz, Som e Imagem.
REPERTÓRIO
"Con te Partirò", de Andrea Bocelli e Francesco Sartori
"Noi due per sempre", de Gianni Morandi
"Oh mio Signore", de Marisa Sannia
"La solitudine", de Laura Pausini, Cheope e Angelo Valsiglio
"Nel blu, dipinto di blu" (Volare), de Domenico Modugno e Franco Migliacci
"Speranza", de Albano Carrisi
"Cosas della vita", de Eros Ramazzotti e Piero Cassano
"Torneró", de I Santo California
"Al di là", de Mogol e Carlo Donida
"Un'altra te", de Eros Ramazzotti e Adelio Cogliati
"Champagne", de Peppino Di Capri
"Va, Pensiero", de Giuseppe Verdi
"La forza della vita", de Renato Russo
"Strani Amori", de Laura Pausini, Angelo Valsiglio e Federico Cavalli
"Minha alegria", de Padre Ezequiel Dal Pozzo (versão para "I Have a Dream", do ABBA)
"Não estou só", de Padre Ezequiel Dal Pozzo
"Vou perseguir os meus sonhos", de Padre Ezequiel Dal Pozzo
"Ele está com você", de Padre Ezequiel Dal Pozzo
PROGRAME-SE
O quê: show "Acordes da Tradição", com Padre Ezequiel Dal Pozzo e Salvagni Big Band
Quando: quarta-feira (21), às 20h
Onde: Teatro Murialdo (Rua Flores da Cunha, 1740), em Caxias do Sul
Quanto: entrada gratuita (ingressos no local, conforme disponibilidade)