Seja pelo repertório ou pelo solista convidado, não há risco de errar ao afirmar que a UCS Orquestra irá abrir em grande estilo sua temporada 2023. Com 10 apresentações previstas, a série de concertos “Bossa Nova no RS” conta com arranjos e solos do flautista Pedrinho Figueiredo, conhecido principalmente pelo trabalho ao lado de Renato Borghetti, com quem atua desde o final dos anos 1980. Tributo a um dos períodos mais férteis da música brasileira, o projeto tem seu pontapé inicial nesta quitna-feira, em Flores da Cunha, e segue no final de semana em Bento Gonçalves e Caxias do Sul.
Idealizador do projeto, Pedrinho explica que a ideia surgiu ainda em 2018, ano em que o álbum Canções do Amor Demais, da cantora Elizeth Cardoso, faria 60 anos. O trabalho é considerado o marco inicial da Bossa Nova, segundo explica o arranjador:
– A montagem do repertório tem um pouco desse desejo de dar um panorama e também de contar a história da bossa nova. Estamos trazendo características bem fiéis aos arranjos originais, como a levada de violão de “Outra Vez”, em que João Gilberto deixou todo mundo impressionado, e que abre o nosso concerto, criando uma atmosfera bem parecida .
Além de trazer parcerias de Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli e de Durval Ferreira e Maurício Einhorn, o programa dá especial atenção a Tom Jobim e Vinicius de Moraes, dupla que mais contribuiu para consolidar o repertório da Bossa Nova. De Tom, Samba do Avião, Águas de Março e Triste. Da parceria com o ‘poetinha”, Wave, Chega de Saudade, Garota de Ipanema e Outra Vez.
– A seleção tenta retratar vários gêneros dentro da bossa nova: desde composições um pouco mais simples e com estruturas que se repetem com menores variações, como Garota de Ipanema e Wave, até outras que fogem dessa característica e são mais complexas, como retrato em Branco e Preto, que é uma peça fantástica. Estou muito satisfeito pela forma como os músicos se interessaram e se dedicaram, tratando com muito carinho o material que eu escrevi, bem como por ver o Manfredo procurando ressaltar cada detalhe dos arranjos. É algo que ele faz com maestria, com o perdão do trocadilho – acrescenta o flautista.
Para o maestro, a parceria com o flautista e arranjador marca a consolidação de uma parceria que era aguardada com expectativa.
– Essa foi uma parceria proposta pelo Pedrinho e fiquei muito empolgado com a possibilidade de realizá-la finalmente. Para esse espetáculo selecionamos 15 músicas, as quais foram cuidadosamente arranjadas para sax ou flauta solo, e um grupo de 14 músicos formado por cordas, sopros, violão e bateria. É com grande alegria que convido a todos para assistirem esse espetáculo – destaca Manfredo, regente da UCS Orquestra desde 2002.
O projeto é realizado em parceria com o Lions Clube de Caxias do Sul Educação e Cultura - LionsEduC. Além das apresentações do final de semana, o projeto irá passar ainda por Nova Prata, Farroupilha, Guaporé, Torres, São Sebastião do Caí e Vacaria.
PROGRAME-SE
O quê: lançamento do projeto UCS Orquestra e Pedrinho Figueiredo apresentam “Bossa Nova no RS”
Quando: 2, 4 e 5 de março
Onde: Clube Independente, em Flores da Cunha (quinta-feira, 19h30min); auditório do Boco B do campus da UCS Bento Gonçalves (sábado, 16h30min) e estacionamento do CETEL UCS (domingo, 15h)
Quanto: todas as apresentações são gratuitas