A foto acima representa a retomada de uma parceria entre o maestro Manfredo Schmiedt e a Universidade de Caxias do Sul, na figura do coordenador do UCS Cultural, Moacir Lazzari. O encontro culminou com a volta das atividades da UCS Orquestra, que tem concerto marcado para o dia 24. Em julho do ano passado, a UCS anunciou que a orquestra suspenderia atividades por tempo indeterminado e Schmiedt acabou se afastando da formação da qual esteve à frente desde a fundação, em 2001. Pouco mais de um ano depois, a UCS Orquestra retoma suas atividades num formato um pouco diferente.
– Não seremos mais funcionários da UCS, mas seremos contratados para uma série de concertos que vão acontecer. O primeiro deles é o Concerto da Primavera – explica o maestro, acrescentando que a UCS Orquestra também prevê outros três espetáculos em novembro, e pelo menos mais um em dezembro.
Schmiedt aponta que a formação não será a mesma para todos os espetáculos, que ocorrem viabilizados por meio de parcerias com empresas e leis de incentivo. No caso do Concerto da Primavera, o corpo da orquestra contará com 28 músicos, algo bem diferente dos últimos meses de trabalho, quando o grupo estava somente com 12 instrumentistas.
– O meu intuito era convidar o máximo de músicos que eram da orquestra, esse pessoal teve um baque, assim como tantas outras profissões. Priorizamos ex-integrantes da orquestra nesta retomada. Acredito que 85 ou 90% desta formação é de músicos que já faziam parte antes – diz.
O encerramento das atividades da orquestra foi apresentado como algo não definitivo pelo reitor Evaldo Kuiava, em 2020. Apesar de não ter recontratado os músicos, a UCS entra cedendo espaço para ensaios, apresentações e como parceira em diversos projetos culturais envolvendo a orquestra. O plano agora é manter o máximo de atividades e garantir uma presença novamente maciça na comunidade.
– No ano que vem, pretendemos manter uma circulação de 10 concertos com um repertório de bossa nova, num projeto com o Pedrinho Figueiredo. Isso dá uma esperança para nós. E já existe conversas para que a gente faça uma programação bacana para o ano que vem, que possamos retomar os concertos mensais da orquestra – projeta Schmiedt.
O Concerto de Primavera será realizado dia 24 de outubro, às 10h30min, com transmissão online via Facebook e YouTube da Unimed Nordeste-RS e UCS. A apresentação terá participação dos solistas Carol Gobatto, Tita Sachet, Beto Träsel e Rafa Gubert. Os arranjos são assinados por Sandro Souza e Dhouglas Umabel, ambos violonistas da orquestra.