Alguns dos influencers caxienses que mais bombam nas redes sociais não precisam falar uma palavra para ganhar chuvas de likes e centenas de novos seguidores a cada postagem. Até porque eles não falam, apenas latem. Os perfis pets são uma febre, especialmente no Instagram e no TikTok, e diversos tutores passaram a ver seus bichinhos virarem celebridades instantâneas. Pelo menos nas ruas e nos parques de Caxias do Sul, onde são reconhecidos e fotografados e certamente dariam até AUtógrafo se pudessem.
Entre os pets que mais bombam no Instagram estão a Áquira e o LeBron, dogues alemães da Bruna Pistore. A caxiense criou a conta em 2018, antes da onda de perfis pets invadir as redes sociais com mais força, durante a pandemia. O que era para ser apenas um álbum de fotos hoje é um perfil de 80 mil seguidores de olho na rotina dos irmãos caninos que, apesar de serem enormes, adoram ficar dentro de casa e raramente frequentam o pátio ou a rua. Entre os posts que mais alcançam engajamento estão os que LeBron demonstra todo o seu carinho pela irmã, que é surda, acordando-a para receber a tutora quando chega do trabalho.
— O perfil ganhou essa dimensão conforme passei a apostar em conteúdos com mais valor e a desmistificar essa questão de que cachorros grandes precisam estar sempre no pátio ou que não dá pra passear com eles. Mas não vejo eles como blogueiros ou como influencers, porque acho um pouco pesado. Não enganamos o público com algum produto que não seja bom pra eles, só pela parceria — comenta.
Bruna conta que o perfil cresceu ainda mais quando passou a tratar mais abertamente sobre a rotina de cuidados com Áquira na velhice. Foi a partir disso que muitos seguidores passaram a se identificar, por ter pets idosos em casa, e a compartilhar as dicas que Bruna dá para cuidar melhor dos seus bichos nessa fase da vida.
— Passei a abordar muito a questão da surdez, os sinais da idade. No início não postava porque são coisas que doem na gente. Mas quando passei a abrir mais essa "vida real", deu uma enxurrada de novos seguidores, muita gente agradecendo por também trazer esse lado — conta a tutora.
Além de render diversas parcerias comerciais, o sucesso do perfil refletiu também na vida profissional da caxiense. Bruna, que trabalhava em um escritório de advocacia, abriu recentemente a própria confeitaria pet, a Dogue Bakery, e também foi contratada para trabalhar no setor de marketing de uma rede de lojas de ração fazendo o que gosta, que é gerar conteúdo.
Vida de patricinha
"Mostrando a difícil vida das patricinhas". Essa é a bio, ou a descrição do perfil das manas Shis-Tzu Ariel e Moana no Instagram, criado pela tutora, a maquiadora Tainara Munchen. Com mais de 10 mil seguidores, e outros 20 mil no TikTok, as cachorrinhas divertem os fãs com posts sobre gastos no cartão de crédito do papai, a ostentação fashion com as roupas e lacinhos que recebem das marcas parceiras, ou as muitas horas que passam no salão de beleza, pois, afinal, ser princesa dá trabalho.
A sátira do dia a dia das patricinhas surgiu quando as manas posaram para o calendário do grupo Matilha Polenta, cujo valor arrecadado é revertido para castrações de animais em vulnerabilidade. Quando alguém deu a ideia de fazer o calendário com o tema As Patricinhas de Beverly Hills, foi unânime no grupo quem deveriam ser as modelos. E foi depois disso que o perfil passou a ganhar ainda mais seguidores e convites para parcerias, com marcas de roupas e acessórios, produtos para banho, petiscos e outros segmentos.
— O mercado pet cresceu muito nos últimos anos na nossa região. São muitas marcas e muita variedade de produtos, e as empresas procuram as parcerias para se evidenciarem — comenta Tainara.
Engana-se, porém, quem pensa que a Ariel a Moana são meras "celebridades da internet". Além de causar sempre que vão visitar a tutora do estúdio de beleza onde Tainara atende, elas também são reconhecidas na rua. Especialmente quando a família sai para curtir um dia de sol no parque, e já aprenderam até a se comportar diante dos fãs.
— É só alguém apontar o celular que a Arial já olha para a câmera e coloca uma patinha na frente da outra, fazendo pose para a foto — diverte-se a tutora.
Bandit, um pug terapêutico
Sabe quando alguém diz que seu pet é mais do que um pet? No caso do Bandit, o pug do empresário Rafael Marcarini, isso não é mera expressão de afeto. O cachorrinho tem certificado de Animal de Assistência Emocional (Esan), por ser um aliado no tratamento do tutor contra a depressão e a ansiedade. Embora menos abrangente do que a certificação do cão-guia para o cego, trata-se de um benefício de natureza semelhante, e que precisa ser atestado por uma junta profissional que inclui médico psiquiatra ou psicólogo, adestrador e veterinário. Tendo essa documentação, o tutor pode ter a companhia do seu pet em locais fechados, públicos ou privados.
O fato de poucas pessoas terem informações sobre animais de assistência emocional foi um dos motivos que fizeram Rafael criar um perfil para o Bandit no Instagram (@bandit_opug). Outro foi a defesa de espaços amigáveis para animais de estimação, principalmente em Caxias do Sul, que na opinião de Rafael está atrasada nesta questão:
— Caxias ainda tem um certo preconceito com animais de estimação quando a gente compara com outras cidades da região, como Gramado e Nova Petrópolis, ou mesmo o litoral. Tem muitos locais que só permitem pets na parte externa, mas não dá pra levar quando chove ou quando está frio.
Companheiros há 11 anos, Bandit e Rafael são tão ligados que recentemente, quando o tutor tirou férias e a companhia aérea não permitiu que ele levasse o cão, foi preciso abreviar as férias e voltar cinco dias antes:
— Eu só me sinto seguro e à vontade quando estou com ele. Se estamos longe, sinto uma ansiedade incontrolável. Quando vivi meus piores momentos, foi ele quem aguentou meu choro e ajudou a me reerguer. Somos a sombra um do outro.
Com mais de 20 mil seguidores no Instagram, Bandit arranca centenas de curtidas e comentários com suas fotos divertidas, como uma das mais recentes, em que posou com vestes de padre, ou outra em que estava caracterizado como policial rodoviário. Além das fotos, Rafael usa e abusa das montagens e memes, inserindo o rosto do cãozinho nas mais inusitadas situações, como em jogos de videogame ou cenas de filmes e séries que estejam fazendo sucesso.
— Com o tempo fui aprendendo que o perfil chama mais a atenção conforme tu vai diversificando as postagens. Se for só para divulgação de parcerias, fica monótono. Mas o que mais faz sucesso são as roupinhas dele. Ninguém resiste a um pug estiloso — brinca Rafael.
Zoe e os lisos que dão inveja
— Nunca imaginei que ia ter uma pet com os cabelos mais hidratados que os meus!
É com bom humor que a caxiense Patrícia Mattos comenta sobre o perfil da sua cadelinha Shih-Tzu Zoe Abdel’s Shing (os dois últimos nomes são do canil onde ela nasceu, em Araricá, no Vale do Sinos). Com quase 40 mil seguidores no Instagram, Zoe desfila sua coleção de lacinhos coloridos e roupinhas estilosas, mas talvez nem precisasse de qualquer adorno para chamar a atenção. É o seu pelo absurdamente liso e hidratado o que mais encanta os fãs.
— O foco do perfil são dicas de cuidados com a pelagem, tutoriais de penteados, resultados de uso de produtos pós banho e tendência de moda. A Zoe tem parceria com lojas de laços da grande Poa, Rio de Janeiro e São Paulo, lojas de roupas, joias afetivas, petshops e estúdio fotográfico. Além das parcerias, muitas marcas mandam presentes para ela divulgar — conta Patrícia.
Mais do que cliques perfeitos, o que mais gera engajamento no perfil da Zoe são conteúdos sobre cuidado e higiene: "como clarear o bigode manchado pela lágrima ácida?"; "como montar um bom cronograma capilar?"; "como higienizar os olhos?"
— As perguntas que eu mais recebo vêm do exterior: Índia, Colômbia, Argentina, Chile. A qualidade dos produtos que temos no Brasil é diferente — diz a tutora, que é formada em Publicidade e Propaganda pela UCS.
Patrícia conta que, até hoje, o post que teve maior repercussão foi um em que ela ensina a tirar a umidade do bigode, um drama comum a tutores de Shih Tzu que lacrimejam demais. A dica simples, porém inusitada, com o uso de maizena, repercutiu tanto que foi até plagiada sem o devido crédito:
— Hoje eu dou risada, mas na época eu queria tirar satisfação. Gastei o maior tempão pra gravar, editar e postar, aí a pessoa vai lá e furta?! (risos). Todo digital influencer sofre com isso, e aprendi que no insta pet não é diferente!
Morgan, o piratinha camarada
Conhecido pela alcunha de O Cão Pirata, Morgan é o blogueiro típico. Ele posta fotos de viagem e dos hotéis onde se hospeda, divulga restaurantes, frequenta eventos e gosta que todos os seus 14 mil seguidores no Instagram saibam disso. É claro que por trás das postagens está a tutora, a publicitária Diandra Timmers, que em 2019 criou o perfil no Instagram como uma brincadeira, mas logo se viu dona de um legítimo influencer, especialista em encontrar e dar dicas de estabelecimentos pet friendly (que permitem animais de estimação).
Além das dicas de onde levar os amigos de quatro patas, Morgan é frequentemente chamado para ações de divulgação de feiras de adoção promovidas por ONGs e já "Modelou" até para a prefeitura de Caxias do Sul, em uma ação da Secretaria de Turismo de valorização de espaços pet friendly.
— O Morgan tem a seriedade de uma empresa. Tem até CNPJ, porque algumas empresas pedem nota fiscal. A gente procura valorizar cada parceiro, oferecendo sempre um trabalho de qualidade, mas desde que seja algo bom pro Morgan também. Nunca vamos divulgar algo que ele não goste, só pela parceria.
Nada mal para um cachorro que passou por dificuldades no início da vida. Diandra conta que o cão foi abandonado pela antiga dona junto a outros 30 animais que ela mantinha quando foi embora. Uma ONG rapidamente conseguiu novos lares para todos os outros, e só ele sobrou, por ter um histórico de agressividade. Ao mesmo tempo em que teve a vida transformada, o piratinha também mudou pra melhor a vida dos seus novos tutores, Diandra e o companheiro, Alessandro Rodrigues.
— Sem dúvida ele foi a melhor coisa que nos aconteceu — resume Diandra.