O encontro entre repertórios criados por quatro grupos gaúchos de teatro e dança é o mote do projeto Janelas Criativas, proposta da Cia Espaço em Branco realizada com recursos da Lei Aldir Blanc. A ideia é que esse espaço de troca entre diferentes técnicas e pesquisas chegue ao público por meio de oficinas gratuitas e online. A caxiense Tem Gente Teatrando (TGT) está entre os coletivos selecionados para dividir algumas reflexões sobre o teatro por meio de aulas marcadas para os dias 15 e 16 de abril. Ao lado, confira as demais opções de oficinas e o serviço completo para se inscrever.
Conforme a diretora da TGT, Zica Stockmans, a oficina vai investigar a ocupação de espaços físicos no teatro. Isso será mostrado a partir de pesquisas realizadas em espetáculos já apresentados pela companhia, como Usina da Fantasia, Lendas de Enganar a Morte e O Torto e Seu Duplo. Nessas montagens, o espaço físico gerado por tecidos, jogos de luz e projeções “abraça” o público de uma maneira especial. Esse mote será usado para desafiar o público a pensar em possibilidades da criação de espaços cênicos dentro de suas próprias casas (que tem sido o único palco possível durante a pandemia).
– Essa proximidade do corpo, tanto do corpo em cena quanto do corpo plateia em relação a esses espaços sempre causa sensações que num espaço formal de teatro não acontece. Como existe uma viabilidade de criar esses espaços na casa das pessoas, vamos propor exercícios para que elas experimentem iluminações alternativas que estejam ao alcance da mão em lugares a serem explorados. Pode ser um cantinho atrás do sofá, um lugar embaixo da toalha de mesa. São espaços que podem gerar cenas a partir deste novo olhar – explica Zica.
Conforme ela, não é necessário ter nenhum conhecimento prévio sobre teatro para participar:
– Esse tipo de exploração não exige experiência cênica, apenas uma disposição para o jogo, se entregar para a proposta e participar de uma forma mais solta – adianta.
Aliás, o teatro tem sido uma ferramenta cultural bastante procurada por pessoas que pretendem explorar potenciais artísticos durante a pandemia. Na rotina de trabalho da Tem Gente Teatrando, há dois objetivos bem presentes quanto ao momento atual: primeiro, é descobrir um espaço genuíno desta nova forma de fazer teatro; e o segundo é como oferecer a melhor experiência a quem tem buscado aulas online.
– Acho que o fato de as pessoas ficarem com menos estímulo nas suas casas gerou um desejo maior de experimentar coisas novas. A gente está com procura (por aulas de teatro), estamos fazendo uma lista, entendendo como fazer uma proposta mais arrojada, com mais resultado. Que a gente consiga realmente fazer esta ponte de entrega e comunhão que sempre caracterizou nosso trabalho – prospecta Zica.
Programe-se
- O quê: Oficinas virtuais Encontros de Repertório, do projeto Janelas Criativas
- Inscrições: por meio do site www.ciaespacoembranco.com. 50% das vagas são reservadas para pessoas LGBTQIA+, negras, indígenas e de cidades fora da região metropolitana de Porto Alegre.
- Prazo: inscrições abertas até o dia anterior ao início de cada oficina ou até finalizarem as 40 vagas de cada opção.
- Quanto: gratuito.
- 12 e 13 de abril, das 14h às 18h: OUTRO Danças (Pelotas)
- 15 e 16 de abril, das 14h às 18h: Tem Gente Teatrando (Caxias do Sul)
- 19 e 20 de abril, das 14h às 18h: Vida/Dança (Santa Maria)
- 22 e 23 de abril, das 14h às 18h: DePernasProAr (Canoas)