Banda que plantou a semente do blues em Caxias do Sul no final dos anos 80, a The Bluesmakers está de volta, capitaneada pelo vocalista e guitarrista André Coelho. A reunião será neste sábado, no palco do Mississippi Delta Blues Bar, com dois integrantes do quarteto original: além de Coelho, o baixista Rafael Schmitt. A atual formação é completada pelo baterista Hamilton Félix (do Blues da Casa Torta) e pelo guitarrista Aroldo Anderson, ambos de Porto Alegre, para onde a banda migrou em sua segunda fase e reuniu músicos como o baterista Alexandre Barea (Cascavelletes), o guitarrista Marcio Petracco (ex-TNT) e o baterista Marcelo Gross (guitarrista da Cachorro Grande).
Numa época em que havia poucas bandas de blues no Brasil – as mais conhecidas eram Blues Etílicos e Big Allanbik, ambas do Rio –, a Bluesmakers apareceu como uma novidade vinda do Sul. Chegou a aparecer em rede nacional na TV Manchete, em 1992. Naquela época, o grupo revelou para o país um de seus mais atuantes guitarristas até hoje, Solon Fishbone. Irmão mais novo de André Coelho, Solon assumiu a guitarra da banda após uma participação em um show na clássica boate Voo Livre, no início dos anos 90, e ficou por dois anos, até partir para a carreira solo. O primeiro show da atual reunião, em agosto do ano passado no Gravador Pub, em Porto Alegre, teve as nostálgicas participações de Petracco e Fishbone.
Para o show deste sábado, Coelho não revela quais serão as participações, mas adianta que já fez contato com amigos da cena local para agregar no palco. No setlist preparado para o retorno, o tradicional tributo a clássicos do blues, em especial a vertente de Chicago.
– O repertório mudou um pouco ao longo dos anos, mas ainda é essencialmente blues. Vamos tocar bastante coisa de Muddy Waters, Magic Sam, Otis Rush, Freddie King, Albert King, entre outros – adianta o frontman.
Considerando as três décadas que separam o surgimento da Bluesmakers num cenário de pouca informação sobre o ritmo do Sul dos EUA, até a apresentação deste fim de semana numa Caxias que respira blues, André Coelho considera que uma missão foi cumprida:
– A gente se sente muito orgulhoso de ser a faísca que acendeu essa chama. Quando fizemos uma reunião para tocar no MDBF em 2011, foi uma exigência do Toyo (Bagoso, idealizador do festival de blues) que levássemos a formação original, justamente pela influência que a banda teve inclusive para que a cidade viesse a ter um bar e mais tarde um festival de blues.
Agende-se
O quê: Show da banda The Bluesmakers
Quando: Sábado, às 22h30min
Onde: Mississippi Delta Blues Bar, em Caxias do Sul
Quanto: R$ 20